Inovação: que negócio é este?

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/97204787″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Não é de hoje que a palavra “Inovação” foi incorporada à área da ciência, mas seu uso começou a ficar mais intenso a partir de 2004, com a promulgação da chamada Lei da Inovação (10.973), que trata de medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica aplicadas às empresas, e também da Lei do Bem (11.196/2005), que prevê a concessão de incentivos fiscais às empresas que inovam.

Mais recentemente, o ministério da Ciência e Tecnologia adotou o “sobrenome” Inovação (MCTI), em agosto de 2011, e a recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Embrapii, já é realidade em implantação. Além de uma série de outros exemplos práticos, afinal, o que é “inovação?

De modo geral, o termo significa “explorar novas ideias, com sucesso”. Entendido quase como um sinônimo de “eficiência”, “solução de um problema”, ou de “aplicação da ciência pura”, o conceito de inovação é bastante amplo e vai além da ciência e tecnologia.

No aspecto econômico ela está relacionada à ideia de melhor produtividade, de ‘fazer mais com menos‘ recursos, inclusive em processos administrativos, falar sobre inovação não é simples. Mais complexo, ainda, é aprender “como inovar”, nas áreas dos negócios ou da pesquisa.

E com o objetivo de esclarecer um pouco mais sobre o termo e a gestão da inovação, eu conversei com o professor Raoni Barros, do departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas, doutorando em Gestão da Inovação.

Neste post, ele fala da importância de inovar, cita tipos, e esclarece melhor o significado de inovação (#70). No próximo programa (#71), na semana que vem, ele volta para falar sobre “Gestão da Inovação“. Dentre várias revelações, dá dicas e recomenda aos empreendedores que se informem constantemente sobre o tema, sem nunca perder o foco estratégico de sua organização.

Para comentar esta ou outras reportagens do Ondas da Ciência, envie email para acs@fapemig.br ou deixe seu comentário aqui, no Blog.

OUÇA TAMBÉM
Marco Raupp fala de desafios e benefícios de ciência, tecnologia e inovação para sociedade  (OC#26) – 24/05/2012
Minas é campeã em participação da Semana de Ciência e Tecnologia –  (OC#47) – 20/10/2012
Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza  –  (OC#47) – 13/10/2012
Mais…

LEIA
Livro analisa caminhos de “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo”  – 22/02/2012

  Trilha sonora: Cortesia by www.joshwoodward.com  Creative Commons Free Music (TheWake-NoVox-10-GoldenSunrise.mp3)

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *