MINAS FAZ CIÊNCIA é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto se ampliou em 2011, com os podcasts da série Ondas da Ciência, os programas de televisão do Ciência no Ar, o blog Minas Faz Ciência e as redes sociais Twitter e Facebook.

Em 2016, adicionamos nosso perfil ao Instagram e o blog foi atualizado, passando a integrar o Portal Uai.

O projeto cresceu nestes 18 anos e se consolidou como uma importante iniciativa de divulgação da ciência no país. Tendo com alvo o público leigo, o projeto utiliza a linguagem acessível e o visual atraente para discutir os avanços, descobertas, implicações e controvérsias da área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ao disponibilizar informações, esperamos estimular o envolvimento das pessoas nas decisões sobre as políticas e os rumos da produção de CT&I, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica no país.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT).

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Equipe Minas Faz Ciência 2017-2019

Conheça a equipe:

  Álvaro Pétrus: Graduado em jornalismo e mestrando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig. Responsável pela produção, apresentação e edição do Ciência no ar.
  Diogo Brito:  Jornalista. Administrador das redes sociais da FAPEMIG. Fotógrafo e repórter da revista Minas Faz Ciência.
Lorena Tárcia: Jornalista. Especialista em Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Inglaterra). Formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex (Carolina do Norte, USA). Mestre em Educação (PUC Minas). Doutora em Comunicação (UFMG). Leciona webjornalismo e coordena laboratório de convergência de mídias no UniBH. Palestrante e consultora nas áreas de novas tecnologias e narrativas transmídia em jornalismo.
  Luana Cruz: Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG e jornalista graduada pela PUC Minas. Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, Hipermídia, Jornalismo Digital, Linguística, Ciência da Informação, Produção Editorial e Marketing de Conteúdo. É professora em cursos de graduação e pós-graduação na PUC Minas, UniBH e ESP-MG. Atuou por seis anos como repórter multimídia no Estado de Minas/Portal UAI, além de dois anos como repórter colaboradora do Portal Uol.
  Lucas Costa: Relações Públicas, responsável por projetos e eventos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação na Fapemig.
Luiza Lages: Jornalista e radialista. Mestre em Comunicação Social pela UFMG/pesquisa sobre comunicação da ciência. Bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig; produtora, repórter e editora do podcast Ondas da Ciência.
Mariana Alencar: Jornalista graduada pela UFMG (2015) e mestranda em Textualidades Midiáticas na mesma universidade. Graduada também em Geografia (2011) pela UFMG. Trabalhou por três anos no jornal O Tempo, onde produziu matérias e reportagens sobre ciência, tecnologia, educação, cultura e outros assuntos. Atualmente, integra a equipe do PCCT desenvolvendo reportagens para a revista Minas Faz Ciência.
  Maurício Guilherme Silva Jr: jornalista, doutor em Estudos Literários pela UFMG. É professor universitário e coordenador de laboratórios acadêmicos. Entre seus campos de pesquisa estão estudos literários, música, jornalismo e divulgação científica. É editor da revista
Roberta Nunes: jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, atuando na assessoria de comunicação institucional e na produção de reportagens para a revista Minas Faz Ciência.
Rodrigo Patrício: Formado em Administração, responsável pelo cadastro e envio da revista Minas Faz Ciência, cinegrafista e editor do programa Ciência no Ar.
  Tatiana Nepomuceno: é jornalista formada em Comunicação Social, pelo Unicentro Newton Paiva e especialista em Gestão Estratégica em Marketing, pela UFMG. Atualmente é gestora de ciência e tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e atua com divulgação e popularização da ciência por meio do Projeto Minas Faz Ciência. Possui trabalhos na área de comunicação empresarial premiados e publicados no site Aberje e PBH.
Teo Scalioni: empreendedor digital: Co-Founder Portal Minas Inova e do Game Cave Bat. Professor Universitário de Administração e Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011 Mestre em Administração (2011) – Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social – Jornalismo (2003).
  Vanessa Fagundes: jornalista formada pela UFMG, especialista em História da Ciência e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. É assessora de comunicação da Fapemig e coordenadora do projeto de divulgação científica Minas Faz Ciência. No jornalismo científico, encontrou espaço para conciliar sua curiosidade, o gosto pelo estudo e a vontade de contar histórias.
 veronica Verônica Soares: doutoranda em Textualidades Midiáticas pelo PPGCOM/UFMG, é Jornalista especialista em Jornalismo Científico e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Pesquisadora de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação, também tem experiência como editora de conteúdo para blogs e mídias sociais, assessoria de comunicação e imprensa, comunicação organizacional, jornalismo cultural e científico, divulgação científica e webjornalismo.
   Vivian Teixeira: jornalista e especialista em Comunicação Organizacional. Na Fapemig, trabalha com projetos de divulgação científica e escreve para revista Minas Faz Ciência. Também se interessa por temas relacionados à educação, sustentabilidade, esportes de aventura, viagens e diversidade.