PodCast

Ondas da Ciência 245 - Chumbo em batons veganos

Com uma crescente demanda, cada dia surgem novas marcas e produtos veganos. E os cosméticos não ficam de fora. Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) levaram alguns batons veganos, orgânicos e naturais ao laboratório. O objetivo foi avaliar a presença de chumbo nos produtos.


Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 244 - Processo nacional e sustentável para produção de ácido fórmico

A produção nacional de couro e de grande parte dos plásticos depende de um composto que não é produzido no Brasil. O ácido fórmico é essencial para os processos produtivos nessas duas grandes indústrias. No entanto, precisamos importar o insumo de países como China e Estados Unidos. Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) têm trabalhado em uma nova forma, nacional, de se obter o ácido fórmico. O processo desenvolvido pela equipe coordenada pelo professor Luiz Carlos Alves de Oliveira usa nanopartículas de nióbio para quebrar a glicerina, chegando ao ácido fórmico. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 243 - Atlas da Migração Internacional em MG

Em Minas Gerais, imigrantes internacionais vivem em todas as regiões do estado. Em 2018, o número de imigrantes registrados chegou a mais de 35 mil. Informações sobre imigrantes estão disponíveis em um atlas produzido pelo Observatório das Migrações Internacionais do Estado de Minas Gerais (OBMinas). São dados do Sistema de Cadastro e Registro de Estrangeiro da Polícia Federal. O atlas está em sua primeira versão. Nele, constam informações como idade, sexo, município de residência, país de nascimento e ocupação declarada dos imigrantes internacionais em Minas. Conheça o projeto, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 242 - Potencial medicinal das plantas chapéu-de-couro

As plantas do gênero Echinodorus são popularmente conhecidas como chapéu-de-couro. Além de serem matéria prima para o preparo de refrigerantes, espécies da planta são usadas na medicina popular como diurético e anti-inflamatório. O gênero Echinodorus é composto por 27 espécies. Porém, apenas a Echinodorus macrophyllum e a Echinodorus grandiflorus  possuem ações biológicas medicinais comprovadas. Devido a dificuldades de identificação, outras plantas pertencentes ao gênero têm sido utilizadas pela população para fins medicinais, com relatos de resultados eficazes. Estudo da UFMG analisa duas espécies de chapéu-de-couro que ainda não tinham suas características conhecidas pela ciência: Echinodorus floribundus e Echinodorus subalatus. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 241 - Interações ecológicas entre morcegos e plantas

Quase 25% de todos os mamíferos conhecidos são morcegos e há uma fauna rica constituída por esses animais na região intertropical. Morcegos podem se alimentar de frutos, sementes, folhas, néctar, pequenos animais e, em poucos casos, de sangue. São responsáveis pela polinização e dispersão de sementes de diversas espécies vegetais.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros, organizaram uma força-tarefa científica para identificar e estudar interações entre morcegos e plantas. O estudo Compreendendo as regras de montagem de uma rede multicamadas continental foi publicado na Nature Ecology & Evolution.
Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da ciência 240 - Aplicações tecnológicas dos terras raras

Com a organização dos períodos da Tabela Periódica, algumas linhas horizontais seriam muito extensas. Por isso, duas séries costumam ficar à parte dos demais. Uma delas é a dos lantanídeos, que inclui elementos como lantânio, o cério e o lucério. Esses 15 elementos, somados ao escândio e ao ítrio, são conhecidos como terras raras. As propriedades dos terras raras são usadas para diversas aplicações tecnológicas. Por exemplo, na fabricação de celulares, televisores de tela plana, fibras óticas e discos rígidos (HDs) com alta capacidade de armazenamento.
Jefferson Luis Ferrari, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordena o Laboratório de Materiais Fotoluminescentes. Lá, pesquisa a síntese de materiais desenvolvidos com terras raras e estuda o potencial da fotoluminescência para o tratamento de câncer e a identificação de impressões digitais, entre outras tecnologias.

Ondas da Ciência 239 - Um semestre em laboratório

Além de jornalista, sou estudante de graduação em Engenharia Química, na PUC Minas. Durante um semestre, desenvolvi junto de colegas um bioplástico constituído por amido de mandioca e gelatina. A aplicação do amido na produção de biofilmes se baseia nas propriedades químicas, físicas e funcionais da amilose para formar géis e na sua capacidade para formar biofilmes. Assim como a gelatina. Vou contar um pouco desse processo de bastidores. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 238 - Mitos e aplicações da radiação

O Sol, o solo, a água, os seres humanos, smartphones, satélites e aparelhos micro-ondas são fontes de radiações. Essa forma de energia se propaga de um lugar para outro, por meio de ondas eletromagnéticas, como as ondas de celular, rádio e TV, ou de partículas. Existem diversos tipos de radiações. O físico e pesquisador Leandro Silva Moro, doutorando da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fala sore mitos e aplicações das radiações.

Ondas da Ciência 237 - Embalagem antioxidante

O vermelho do tomate, da goiaba, da pitanga e da melancia vem de um antioxidante natural, o licopeno. Várias frutas avermelhadas são ricas nessa substância. Quando é absorvido, o licopeno ajuda a impedir e reparar danos às células causados por radicais livres. E essa ação pode ser pensada para diferentes situações, não só para o nosso corpo. Laura Fonseca é aluna de doutorado do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras, a UFLA. Seu trabalho de pesquisa envolve o desenvolvimento de uma embalagem ativa antioxidante para alimentos com alto teor de lipídios, como as castanhas. Para cumprir esse objetivo, Laura usa o licopeno presente na casca de tomate.

Ondas da Ciência 235 - Ciência e Agenda 2030

O ano de 2020 marca dos primeiros cinco anos desde que 193 países assinaram a Agenda 2030. Nela, estão os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Romulo Paes-Sousa, pesquisador da Fiocruz Minas, participou de um painel de debates com o tema Agenda 2030: como a ciência pode favorecer o desenvolvimento sustentável. As palestras fazem parte das atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 234 - Criptografia e a teoria matemática dos corpos finitos

A criptografia está presente em diferentes redes de comunicação, no comércio eletrônico, em cartões de pagamento com chip, moedas digitais e em senhas de computadores. Hoje, com os dados digitais, o processo da criptografia moderna é basicamente feito por algoritmos, uma sequência de tarefas programadas e executadas por um computador, por exemplo. Por trás desse trabalho, estão a ciência da computação, a engenharia elétrica, a ciência da comunicação, a física e a matemática.

É com um estudo em matemática pura que o pesquisador Lucas da Silva Reis avança na temática. Na sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lucas discute a teoria dos corpos finitos. Embora a abordagem seja fundamentalmente teórica, muitos dos problemas surgiram de questões práticas, como a criptografia. 

O pesquisador foi um dos vencedores do Grande Prêmio de Teses UFMG 2019. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 233 - Quanto vale a floresta amazônica?

Enquanto o mundo assiste com preocupação às queimadas e ao desmatamento na Amazônia, 13 pesquisadores brasileiros e estrangeiros mostram a importância econômica da floresta. O grupo assinou um artigo publicado na revista Nature Susteinability. No estudo, os pesquisadores quantificam os serviços ecossistêmicos prestados pela floresta. Os cálculos indicam que, de pé, a Floresta Amazônica gera uma economia anual de US$ 8,2 bilhões para o Brasil. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 232 - Novas espécies de besouros

Em 1962, um ex-oficial da aeronáutica coletou diversos espécimes de besouros. Esses insetos, nunca estudados, fizeram parte da sua coleção, que foi doada à Universidade Federal do Paraná e ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. No incêndio que atingiu o acervo do museu, em 2018, grande parte da coleção de Moacyr Alvarenga foi destruída.
Mas antes disso, o biólogo Italo Salvatore de Castro Pecci Maddalena, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, recuperou muitos dos insetos, para sua tese de doutorado. Primeiro, identificou a espécie de besouro Mycotretus alvarengai, nomeada em homenagem a Moacyr Alvarenga.
Nova homenagem veio recentemente. Agora, o biólogo identificou e descreveu o Xalpirta mauryi. O nome, dessa vez, veio de Maury Pinto de Oliveira, médico e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conheça a história, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 231 - Reciclagem e troca do lixo eletrônico

Computadores, aparelhos de TV, de som, celulares e diversos outros dispositivos eletrônicos são substituídos e jogados fora, aos montes. O lixo eletrônico é um problema mundial. Cresce a produção, o consumo e, consequentemente, o acúmulo de resíduos.  Na 38ª edição da Feira Tecnológica do Inatel, o Instituto Nacional de Telecomunicações, estudantes apresentam ideias e projetos de inovação em diversos segmentos. Nesse Ondas da Ciência, conheça o CanCycle, projeto que incentiva o descarte correto de lixo eletrônico. Apresentamos também o Desestoca, plataforma para troca de materiais e componentes eletrônicos no setor industrial.

Ondas da Ciência 230 - Produção de bioplástico a partir de matéria orgânica de reuso

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo. Nós produzimos 11,3 milhões de toneladas de plástico por ano. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas, mas nem 2% desse material foi efetivamente reciclado. Luisa Luz Marçal é professora do departamento de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Hoje, ela estuda uma das mais promissoras alternativas ao plástico, os bioplásticos. A proposta da pesquisadora é o desenvolvimento de um bioplástico que possa ser biodegradável em condições diversas. Para isso, são utilizadas matérias-primas de reuso e de origem vegetal. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 229 - Um sistema para gerar dados táticos em esportes

Vídeos são usados nos bastidores esportivos: pela comissão técnica e analistas táticos. Esses profissionais veem e reveem jogos e treinos por meio de gravações. Coletam dados e informações para entender o que funciona e o que não funciona, para reforçar estratégias e criar novos planos de ação.
Arthur Araújo Ribeiro é estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também é fundador da Gravol Sports, startup em fase inicial que desenvolveu um sistema de coleta e organização de dados obtidos em gravações esportivas.
Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 228 - Aplicações do nióbio

Número 41 da tabela periódica. O 33º elemento mais abundante da Terra. Está presente em carros, pontes, oleodutos, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética. O nióbio é usado principalmente para produzir ligas metálicas mais leves e com maior resistência física e térmica. A maior parte das reservas do elemento ficam no Brasil. Hoje, somos responsáveis por 75% da extração e produção do metal em todo o mundo. Para agregar mais valor ao nióbio, a indústria nacional pode inovar e produzir recursos tecnológicos diversos. Esse é o objetivo de pesquisadores do Departamento de Química da UFMG. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 227 - Diário de Ideias: protagonismo no ensino e na aprendizagem

Em um caderno personalizado, crianças em fase de alfabetização fazem colagens, desenhos e anotam aquilo que vivem dentro e fora da escola. Esse livro de registros espontâneos é a proposta do Diário de Ideias, projeto que nasceu na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). O Diário de Ideias foi concebido pela professora Luciana Muniz, vencedora do 11º Prêmio Professores do Brasil. Confira entrevista com a educadora e pesquisadora, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 226 - Araticum: aliado no tratamento da doença de Alzheimer

Como uma rica biodiversidade, o Cerrado conta com cerca de 7 mil espécies de plantas. Uma das frutas que cresce no bioma é o araticum. Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mostra que compostos presentes na casca do fruto podem ser usados no tratamento da doença de Alzheimer. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 225 - Cuidados e benefícios do aleitamento materno

O aleitamento materno é indicado de forma exclusiva para o recém-nascido até os seis meses de vida. O leite materno é um alimento completo: composto por água, nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras) e fatores de desenvolvimento e proteção. No mês de agosto, aconteceu a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro. Nesse Ondas da Ciência, saiba mais sobre cuidados e benefícios da amamentação! Confira entrevista com Patrícia Magalhães, coordenadora da Linha de Cuidado Materno Infantil do Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Ondas da Ciência 224 - Infraestrutura das escolas brasileiras

 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encomendou uma pesquisa à UFMG. O objetivo era mensurar a qualidade da infraestrutura das escolas públicas brasileiras. Maria Teresa Gonzaga Alves e Flávia Pereira Xavier, professoras da Faculdade de Educação (FaE), coordenaram o estudo, que deu origem à publicação “Qualidade da Infraestrutura das Escolas públicas do Ensino Fundamental no Brasil”. Confira os resultados da pesquisa no Ondas da Ciência! 

Ondas da Ciência 223 - Que bicho é esse? Novo registro de serpente em Minas Gerais

Em um dia muito chuvoso, Leandro de Avelar Oliveira e alguns colegas caminhavam pela mata, na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais. Os estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estavam encerrando o dia de trabalho quando um dos pesquisadores viu um animal diferente! Foi a primeira vez que a serpente Tropidophis paucisquamis foi vista e registrada em Minas Gerais. Conheça a história, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 222 - Causas para o desaparecimento das abelhas

Nos últimos 15 anos, a presença das abelhas tem diminuído em todo o mundo. Isso traz grandes riscos para a agricultura e pode até levar à extinção de alguns alimentos. Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estudam os efeitos dos campos eletromagnéticos produzidos pelas redes de transmissão de energia e telefonia sore as abelhas. Confira, no Ondas da Ciência! 

Ondas da Ciência 221 - Nova tecnologia para tratar a acne

Para se livrar dos cravos e espinhas, muita gente recorre à farmácia. Diversos tratamentos estão disponíveis: existem opções de cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais no mercado. O ácido retinoico é um dos principais compostos usados no combate à acne. Gisele Goulart e pesquisadores da Faculdade de Farmácia da UFMG desenvolveram uma composição farmacêutica para o tratamento da acne, que tem o objetivo de reduzir a irritação causada pelo ácido retinoico em contato direto com a pele. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 220 - Sensoriamento remoto em lavoura de café

Projeto da UFLA utilizou um drone para obter imagens 360º de uma lavoura cafeeira. A tecnologia de sensoriamento remoto foi combinada com técnicas de mapeamento em sistema de informação geográfica para criar uma plataforma web de realidade virtual. A plataforma pode ser usada para monitoramento e rastreabilidade de pontos de amostragem ao longo da lavoura. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 219 - Universidade produz sucos de frutas do Cerrado Araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo. As seis frutas do cerrado foram estudadas para o desenvolvimento de sucos mistos e funcionais. Pesquisadores do Departamento de Ciência dos Alimentos, da Universidade Federal de Lavras, a UFLA, tem o objetivo de agregar valor aos frutos do cerrado e ampliar o seu alcance no mercado nacional. Para isso, desenvolvem e estudam novos produtos como doces, geleias e sucos. Confira entrevista com a professora Vanessa Rios de Souza!

Ondas da Ciência 218 - Novas tecnologias para revelar impressões digitais Papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através das impressões digitais. Pesquisadores da UFMG desenvolveram novas tecnologias que tornam mais eficiente o processo de identificação de digitais em investigações policiais. Lívia Siman Gomes, professora do Departamento de Física, coordenou o desenvolvimento de um equipamento óptico, que comparado à tecnologia disponível no mercado, é mais barato, portátil e menos nocivo aos peritos.

Ondas da Ciência 217 - O eclipse de Sobral Em 2019, o Brasil celebra o Centenário do Eclipse de Sobral. Em 1919, dois astrônomos ingleses chefiaram uma expedição astronômica no município cearense. A missão era comprovar a teoria da relatividade geral, publicada em 1915 por Albert Einstein. O professor Domingos Savio de Lima Soares, do departamento de Física da UFMG, conta mais dessa história e explica os meandros da observação astronômica realizada cem anos atrás.

Ondas da Ciência 216 - Primeira produção de castanha-do-pará fora da Amazônia A primeira produção de castanha-do-pará fora da região Amazônica acontece em Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os pés já estão em fase de frutificação e produzem castanhas saudáveis. O plantio das árvores foi feito há mais de duas décadas, em janeiro de 1996. A castanha-do-brasil é nativa da região Amazônica. No Brasil, a árvore aparece na região Norte e em estados que apresentam cobertura da floresta amazônica, como o Mato Grosso. A espécie está em risco de extinção, principalmente em função da sua distribuição limitada, que sofre a pressão do desmatamento.

Ondas da Ciência 215 - Restauração florestal após mineração de bauxita Após o encerramento da mineração, áreas afetadas que antes eram constituídas por florestas devem passar por ações de restauração florestal. São adotadas técnicas para a recuperação do solo e o retorno da biodiversidade local com o tempo. Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, UFV, conduziram uma série de pesquisas sobre a recuperação de áreas de mineração de bauxita. As pesquisas foram fruto de parceria entre o Laboratório de Restauração Florestal da UFV e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Foram feitos monitoramento de áreas na Zona da Mata mineira e experimentos de restauração.

Ondas da Ciência 214 - Coleta do lixo urbano com sistema IoT Pesquisadores do Inatel propõem uma solução tecnológica para otimizar a coleta do lixo. O professor Joel Rodrigues e seu orientando de mestrado Kellow Pardini integram grupo de pesquisa em Internet das Coisas (IoT). Eles criaram um sistema de gerenciamento de resíduos utilizando IoT, que permite que concessionárias de coleta e cidadãos interajam diretamente com o serviço de coleta. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 213 - Pesquisadora brasileira recebe prêmio por carreira em estudos sobre câncer No mês de abril, Carolina Cavalieri Gomes, professora do Departamento de Patologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, foi premiada no Global Scholar-in-Training Awards. Ela recebeu a distinção por sua carreira de jovem pesquisadora sobre câncer pela Associação Americana de Pesquisa em Câncer (AACR). Conheça a trajetória da pesquisadora, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 212 - Análise de Ciclo de Vida Todo produto tem um ciclo de vida: etapas na cadeia de produtividade, desde a retirada de matéria‐prima na natureza, transformação e beneficiamento, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem, até a sua deposição final. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta sistêmica para avaliar as consequências ambientais associadas a um produto ou serviço, ao longo de todas essas etapas da produção. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 211 - Florestas secundárias e biodiversidade O professor Sebastião Venâncio Martins, coordenador do Laboratório de Restauração Florestal da UFV, integra a 2ndFOR. Uma rede de pesquisa colaborativa internacional que se concentra em entender a ecologia, a dinâmica e a biodiversidade de florestas secundárias tropicais. Pesquisadores da América Latina, Estados Unidos e Europa publicaram na revista Science Advances um estudo que ajuda a entender o papel das florestas secundárias na conservação da diversidade de árvores tropicais. A pesquisa mostra que quando uma pastagem ou um cultivo agrícola é abandonado, ele pode ser rapidamente colonizado pela floresta, que regenera naturalmente. Mas as florestas secundárias podem ajudar a reverter a perda de espécies? Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 210 - Representação e identificação de imagens Categorias, descrições e palavras-chave são recursos para encontrar uma fotografia específica. Mas como representar, documentar e encontrar imagens de modo eficiente? Essa discussão permeia uma pesquisa desenvolvida na Escola de Ciência da Informação da UFMG. A dissertação defendia por Adriana Aparecida Lemos Torres propõe uma metodologia para identificar fotografias de esculturas de arte sacra. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 209 - Interações entre música e cérebro Sons ambientam, despertam sensações, expectativas e convocam memórias. Como a música interage com o cérebro? Esse foi o tema de uma das oficinas da Semana do Cérebro, evento que aconteceu no mês de março na UFMG. Enquanto o doutorando em música Daniel Augusto Machado apresentava elementos da linguagem musical e discutia sensações, os pesquisadores Grace Schenatto e Alan Gusmão discutiam possíveis interseções desses elementos com o cérebro. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 208 - Aglomerados estelares (parte 2) - Descobertos novos aglomerados de estrelas Um grupo de pesquisadores do Departamento de Física da UFMG identificou três aglomerados estelares em movimento na Via Láctea. O sistemas foram chamados de UFMG 1, UFMG 2 e UFMG 3. Cada um reúne mais de 200 estrelas ligadas gravitacionalmente, que se movem juntas pelo espaço. Os resultados vieram da análise de dados e imagens gerados pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia. A descoberta é fruto da investigação do doutorando Filipe Andrade, orientado pelos professores Wagner Corradi e João Francisco dos Santos. Nesse Ondas da Ciência, confira a segunda parte da entrevista com os pesquisadores!

Ondas da Ciência 207 - Aglomerados estelares (parte 1) - O que são aglomerados de estrelas? Um grupo de pesquisadores do Departamento de Física da UFMG identificou três aglomerados estelares em movimento na Via Láctea. O sistemas foram chamados de UFMG 1, UFMG 2 e UFMG 3. Cada um reúne mais de 200 estrelas ligadas gravitacionalmente, que se movem juntas pelo espaço. Os resultados vieram da análise de dados e imagens gerados pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia. A descoberta é fruto da investigação do doutorando Filipe Andrade, orientado pelos professores Wagner Corradi e João Francisco dos Santos. Nesse Ondas da Ciência, confira a primeira parte da entrevista com os pesquisadores!

Ondas da Ciência 206 - Resíduos da indústria do alumínio Os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos têm sido uma grande preocupação ambiental nas últimas décadas. Na indústria do alumínio, um dos resíduos gerados é o SPL, sigla em inglês para Spent Pot Lining, ou Revestimento Gasto das Cubas. O resíduo é estudado pela pesquisadora Larissa Fonseca Andrade Vieira, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 205 - Conservação da biodiversidade brasileira A Biologia da Conservação é um campo relativamente recente. Os objetivos são entender os efeitos da atividade humana sobre as espécies, comunidades e ecossistemas. E desenvolver abordagens práticas para preservar essas espécies. As pesquisas influem diretamente na proposição de medidas para a conservação da biodiversidade. Henrique Paprocki é biólogo, professor da PUC Minas e curador da coleção de Invertebrados do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Nesse Ondas da Ciência, ele fala sobre a criação de unidades de conservação, sobre a descrição da biodiversidade nacional e sobre a importância da educação infantil sobre a natureza.

Ondas da Ciência 204 - Jogo para reabilitação motora após AVC Em um ambiente tropical, o jogador controla o voo de uma harpia – ave carnívora que se assemelha a uma águia. Passa por até seis fases e completa desafios, com diferentes níveis de dificuldade. O Harpy Game é um jogo sério desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele tem o propósito de reabilitar os braços de pacientes que tiveram sequelas motoras após um Acidente Vascular Cerebral, ou AVC. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 203 - Imigração forçada no Brasil Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), em 2017 foram reconhecidos 587 refugiados no Brasil. Outros 86.007 ainda esperam ser reconhecidos. Violência, coerção e violação de direitos humanos historicamente criam movimentos migratórios. Hoje, venezuelanos, sírios, haitianos, congoleses e palestinos representam os mais expressivos fluxos de entrada de imigrantes deslocados forçados no país. Eric Júnior Costa coordena o Grupo de Estudos Migratórios (Gemalp), do Cefet-MG. O grupo tem como objetivo levantar informações técnicas e práticas sobre temas relacionados à imigração e em especial às políticas linguísticas. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 202 - Ano Internacional da Tabela Periódica 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica. Nesse Ondas da Ciência, o professor Teodorico de Castro Ramalho, da UFLA, fala sobre a história e a importância desse modelo de sistematização dos elementos químicos.

Ondas da Ciência 201 - Perfil dos prefeitos brasileiros Pesquisadores da Fundação João Pinheiro estudaram o perfil dos prefeitos eleitos nos municípios brasileiros em relação às variáveis sexo, idade, grau de instrução e ocupação, e associadas a características demográficas e socioeconômicas do eleitorado. O recorte temporal da pesquisa foram as eleições ocorridas em 2000 2004, 2008 e 2012. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 200 - Cultura do grão-de-bico no Norte De Minas Rico em fibras e proteínas, o grão-de-bico vem ganhando espaço no mercado nacional. Hoje, o brasileiro consome cerca de 8 mil toneladas da leguminosa por ano. A produtividade do grão-de-bico no semiárido do Norte de Minas Gerais é quase cinco vezes maior que a média mundial. É o que mostrou uma pesquisa conduzida no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, pelo professor Cândido Alves da Costa. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 199 - Erros de nutricionistas no Instagram Uma pesquisa do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras mostra que nutricionistas no Instagram desrespeitam o Código de Ética e de Conduta da profissão. São profissionais que indicam dietas restritivas e compostos alimentares que prometem efeitos milagrosos. Incentivam ainda padrões de beleza que não condizem com a realidade, a partir de métodos duvidosos e de fotos de antes e depois. Confira, em entrevista com a nutricionista e pesquisadora da UFLA Grayce Kelly de Andrade.

Ondas da Ciência 198 - Uso de drogas e saúde dos caminhoneiros No Brasil, 60% do transporte de cargas é feito pelas rodovias do país. Caminhoneiros seguem uma rotina solitária, que envolve ficar horas na direção. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem o objetivo de avaliar as condições de saúde física e mental desse grupo de profissionais. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciêcia 197 - Fisiologia corporal na Antártica O grupo Medi Antar e o mestrando em Ciências do Esporte, Rúbio Sabino Bruzzi, do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafise) da UFMG, embarcaram para a Antártica para realizar experimentos relacionados com o projeto Sobrevivendo no limite: a medicina polar e a antropologia da saúde na Antártica. O estudante vai realizar estudos com os mergulhadores que fazem a verificação da integridade do casco do navio e auxiliam as embarcações, em condições extremas de frio.

Ondas da Ciência 194 - Sensor monitora presença de Aedes Aegypti Projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em IoT do Inatel tem como objetivo utilizar um sistema de Internet das Coisas para realizar o monitoramento e conter o avanço do Aedes aegypti. O sistema desenvolvido é capaz de identificar a espécie por meio de técnicas de sensoriamento, a partir da frequência do batimento das asas dos mosquitos. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 193 - Trilha sonora em jogos digitais Em dissertação de mestrado defendida na Escola de Música da UFMG, Marcos Mello compara trilhas sonoras no cinema e em jogos digitais, e traça a evolução da música nos games. Confira, no Ondas da Ciência! Nesse programa, trechos dos temas dos jogos Super Mario Bros, Sonic, Zelda e Final Fantasy.

Ondas da Ciência 192 - A poesia de Dylan e Drummond O pesquisador Fernando Baião Viotti defendeu esse ano tese de autor da tese 'Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan', na Faculdade de Letras da UFMG. Ele traça um comparativo entre os dois escritores e procura iluminar a obra de um a partir do trabalho do outro. Confira, no Ondas da Ciência! Nesse programa, você ouve os poemas No meio do caminho e Viagem na Família, de Carlos Drummond de Andrade. E as músicas Visions Of Johanna, Desolation Row e Like a Rolling Stone, de Bob Dylan, e E agora José, poema de Drummond musicado por Paulo Diniz.

Ondas da Ciência 191 - Objetivos do desenvolvimento sustentável Em 2015, 193 países das Nações Unidas entraram em acordo sobre um plano de ação para o desenvolvimento sustentável: 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030. Priscila Neves Silva, pesquisadora da Fiocruz Minas, fala sobre o assunto no Ondas da Ciência. Confira!

Ondas da Ciência 190 - Monitoramento Genômico Da Febre Amarela Instituições científicas mundiais trabalharam juntas para produzir uma pesquisa sobre o monitoramento genômico e epidemiológico do potencial de transmissão do vírus da febre amarela. Os pesquisadores coletaram amostras de um dos piores surtos de Febre Amarela das últimas décadas, que aconteceu no estado no final de 2016 e início de 2017. Cerca de 90% do sequenciamento foi feito em Minas Gerais, na Funed. Felipe Iani, pesquisador da Fundação, assina o artigo publicado na revista Science, e fala sobre o estudo no Ondas da Ciência. Confira!

Ondas da Ciência 189 - Feira Tecnológica Do Inatel Projetos de inovação em saúde, segurança, engenharias, Internet das Coisas e sustentabilidade, entre outras áreas, são apresentados durante três dias na Fetin, a Feira Tecnológica do Inatel. O evento acontece em Santa Rita do Sapucaí. Conheça alguns dos projetos, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 188 - Ora-pro-nóbis desidratado Estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG verificou processos de desidratação do Ora-pro-nóbis, que pudessem ser executado por qualquer pessoa. Além de ampliar o tempo de prateleira, os resultados mostram que as propriedades nutritivas da folha são mantidas. Confira!

Ondas da Ciência 187 - Micotoxinas e contaminação Atualmente são conhecidas mais de 400 micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por espécies de Fungos. O professor Luís Roberto Batista, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA, explica como ocorre esse tipo de contaminação e quais as medidas para evitar o consumo humano. Confira!

Ondas da Ciência 186 - Aplicações e divulgação do Verme C. elegans O projeto CeTOXY é um projeto de extensão que tem como um dos objetivos divulgar a aplicabilidade do Verme C. elegans para o ensino de Ciências e Pesquisa Básica e Aplicada. Nesse Ondas da Ciência, conheça mais sobre o C. elegans, verme que tem vem substituindo modelos animais na pesquisa.

Ondas da Ciência 185 - Trabalho doméstico não remunerado Enquanto homens no Brasil fazem em média uma hora de trabalho não remunerado por dia, esse número sobe para quatro horas entre mulheres adultas brasileiras. E se todo esse tempo gasto em casa fosse pensado como recurso, corresponderia a 10% do PIB nacional. Os números são resultado da pesquisa de doutorado da demógrafa Jordana Cristina de Jesus. Ela é autora da tese Trabalho doméstico não remunerado no Brasil: uma análise de produção, consumo e transferência, defendida na UFMG. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 184 - Tecnologia informa qualidade de alimentos Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG desenvolveram um modelo computacional para caracterização e avaliação da qualidade de produtos agrícolas, por meio da análise de imagens. O professor do ICA Rodolpho Tinini fala mais sobre a pesquisa, no Ondas da Ciência.

Ondas da Ciência 183 - Biblioteca E Realidade Aumentada O uso de realidade aumentada, por meio da tela de um celular, representa uma das diversas possibilidades de associação entre tecnologia e leitura. E é essa a proposta explorada por Tâmara Milhomem, doutoranda em linguística aplicada pela UFMG. Ela ficou em segundo lugar no concurso Ideias inovadoras em educação e trabalho, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com o projeto O clube de leitura na biblioteca “viva”: conexões entre a realidade aumentada e a literatura clássica. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 182 - Brasil e Blocos Econômicos Nesse Ondas da Ciência, o professor Orlando Monteiro da Silva, da Universidade Federal de Viçosa, conta mais sobre sua pesquisa sobre os custos do comércio internacional brasileiro. O estudo conduzido por pesquisadores do Departamento de Economia olhou para as exportações brasileiras para cinco grandes blocos econômicos, entre 1995 e 2015.

Ondas da Ciência 181 - Os Custos Do Comércio Internacional Pesquisadores do Departamento de Economia da UFV analisaram a diferença de preço existente entre os produtos exportados pelo Brasil e seus parceiros comerciais. Foram selecionados 178 países, em uma análise temporal entre 1995 e 2013, com dados já atualizados ate 2015. O professor Orlando Monteiro da Silva, da UFV, fala sobre a pesquisa e sobre custos tarifários. Confira!

Ondas da Ciência 180 - Prêmio Inatel Bio Challenge Acontece em agosto o 1 Prêmio Inatel Bio Challenge. O prêmio, realizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel promove tecnologias da saúde. A ação faz parte da programação da Semana de Engenharia Biomédica da instituição, que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto. Rani Alves, coordenadora de Projetos do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva do Inatel fala mais sobre o evento.

Ondas da Ciência 178 - Inteligência Artificial em Hospitais O pesquisador Milad Yousefi defendeu tese de doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG sobre a emergência do Hospital Risoleta Neves, de Belo Horizonte. Ele usou inteligência artificial e aprendizado complexo para construir simular e modelar o comportamento de pacientes, recepcionistas, enfermeiros de triagem, enfermeiros de emergência e médicos. O pesquisador implementou um método baseado em agentes e algoritmos evolutivos para determinar a alocação de recursos mais próxima do ideal no Risoleta Neves. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 177 - Aprendizado No Esporte A inserção em jogos e modalidades de esporte requer processos de aprendizado. Na UFMG, o Centro de Estudos de Cognição e Ação (Ceca) realiza diversos projetos no laboratório, com esportes como badminton, futsal, basquete e handebol, entre outras modalidades. Os pesquisadores trabalham com diferentes modelos pedagógicos e com sequências possíveis para os processos de ensino, aplicados independentemente da modalidade esportiva. Nesse Ondas da Ciência, o professor Pablo Juan Greco fala mais sobre o trabalho desenvolvido na universidade. Confira!

Ondas da Ciência 176 - Conhecimentos Táticos No Futebol Tão importante quanto ser capaz de chutar ou tocar a bola, é importante tomar boas decisões em um jogo de futebol. O professor Gibson Moreira Praça, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, fala sobre conhecimento e comportamento tático e tomada de decisão no futebol. Confira!

Ondas da Ciência 175 - Ciência Em Quadrinhos Belo Horizonte é a casa do FIQ, o Festival Internacional de Quadrinhos. E a programação da décima edição do festival contou com a palestra Quadrinhos e divulgação científica. Os quadrinistas Marco Merlin, Ricardo Tokumoto e Ana Koehler debateram as potencialidades da linguagem dos quadrinhos para falar de ciência. Confira, no Ondas da Ciência!

Ondas da Ciência 174 - Conservação da onça-pintada Com o uso de dados teóricos e de bases cartográficas já existentes em órgãos ambientais, a pesquisadora Marina Portugal traçou um mapa que identifica áreas prioritárias para a conservação da onça pintada no Cerrado, em tese defendida no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. O objetivo é observar se as áreas já são de conservação ou se estão ameaçadas de perder sua vegetação nativa. Confira!

Ondas da Ciência 173 - Coinfecção por dengue e zika Um estudo realizado pelo Grupo de Entomologia Médica da Fiocruz Minas, em parceria com a Fundação Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, mostrou que o Aedes aegypti pode ser infectado simultaneamente por vírus da Zika e da dengue. Os pesquisadores também descobriram que, ao picar um hospedeiro vertebrado, o mosquito coinfectado transmite preferencialmente o vírus da Zika. Confira entrevista com o pesquisador Paulo Pimenta.

Ondas da Ciência 170 - Atenção a mulheres vítimas de violência doméstica

 Para as mulheres vítimas de violência doméstica, um dos caminhos mais importantes para receber apoio e sair dessa situação são as redes sociais de acolhimento. Essas estruturas foram tema da pesquisa de doutorado da UFMG da enfermeira e professora Walquiria Jesusmara dos Santos. Confira, no Ondas da Ciência.