Pesquisador da UFOP propõe seleção de levedura de cachaça padrão “A”

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/118481716″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Professor Rogélio destaca que doutorado interinstitucional  UFOP-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas tem formado profissionais que  pesquisam junto ao polo de Salinas. Foto Isadora Faria - UFOP
O doutorado interinstitucional UFOP-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas forma profissionais para o polo de Salinas. Foto Isadora Faria – UFOP

.

Rogélio Lopes Brandão (foto) é farmacêutico, doutor em Bioquímica e professor de Biotecnologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com apoio da Fapemig, ele tem desenvolvido pesquisas no sentido de entender melhor o processo de produção da Pinga, Cachaça ou Caninha.

Neste Ondas da Ciência (#89) ele conta um pouco de seus estudos com a bebida e como eles têm levado ao aprimoramento ou elevação do padrão de qualidade do produto.

Rogélio também relata que seus estudos surgiram da demanda de um produtor local e que seu objetivo é desenvolver padrões semelhantes aos do vinho e da cerveja para controle das leveduras e produção de diferentes tipos da bebida.

A cachaça é o terceiro destilado mais produzido no mundo. Porém, o Brasil exporta menos de 1% da bebida. Segundo a assessoria de imprensa da UFOP, “algumas histórias dão conta de que a cachaça teria surgido no Rio de Janeiro; outras, no estado da Bahia”.

Apesar de Minas Gerais ter fama de produzir as melhores cachaças do Brasil, professor Rogélio ensina que o estado não apresenta particularidades que alterem sua qualidade.

“A maior característica da cachaça de Minas é a tradição. Porém se você tiver um processo que força a predominância de uma determinada levedura, o resultado final é bastante satisfatório”, afirma o pesquisador, declarando-se um apreciador, com moderação.

Trilha sonora: JoshWoodward-Ashes-NoVox-05-TheHandymansLament.mp3

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Um comentário em “Pesquisador da UFOP propõe seleção de levedura de cachaça padrão “A”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *