Livro analisa caminhos de “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo”

Passado o carnaval começa o ano, dizem. Mas o fato é que logo, logo, em março, dia 1°, a Capes e a SBPC lançam, em Brasília, o livro Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo. Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Capes, a solenidade será realizada no auditório do Espaço Anísio Teixeira, no edifício-sede da entidade, em Brasília, às 15h.

O livro, composto de três partes (Educação e infraestrutura de C&T, Setores Estratégicos e Proposições), foi elaborado por um grupo de trabalho da SBPC, coordenado por Roberto Mendonça Faria e contribuição de especialistas.

Em sua apresentação o livro traz pensamentos do ex-presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, que assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação acerca da importância da “análise que [o livro] faz do capital humano, físico e regulatório voltado à inovação”.

Raupp destaca ainda as recomendações específicas e as propostas gerais apresentadas, como a de uma política de estado para fomentar e fortalecer setores estratégicos da economia brasileira e a criação de uma empresa direcionada para a realização de atividades de P,D&I, que atendam às necessidades do setor industrial brasileiro.

A atual presidente da SBPC, Helena Nader, destaca os avanços qualitativos e quantitativos alcançados pela ciência brasileira nos últimos anos e seu subsídio à aceleração do desenvolvimento tecnológico do país.

Já Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes, aponta como “desafio que se torna cada dia maior, devido às rápidas mudanças tecnológicas e à acelerada competição comercial num contexto mundial cada vez mais inovador” a formação de recursos humanos nas áreas de engenharia, ciências exatas, farmácia e ciências da computação, assim como o desenvolvimento industrial do Brasil e sua competitividade.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , ,

Um comentário em “Livro analisa caminhos de “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *