Divertidos, questionadores, críticos, engraçados. Os memes povoam as redes sociais online, do Instagram ao WhatsApp, não é mesmo?
Mas será que estas divertidas formas de expressão, tão populares atualmente, só servem para dar risadas?
Duas professoras de escolas públicas de Minas acham que não. Para elas, os memes são peças interessantes também para a aprendizagem.
Pensando assim, elas resolveram levar a linguagem destes posts para dentro da sala de aula.
A professora Maria Alice de Souza conta que seu primeiro contato com os memes da internet se deram na convivência com os próprios estudantes do ensino médio, na escola onde ela trabalha.
Foi observando as peças que esses jovens postavam em suas páginas eletrônicas que percebi que elas iam muito além de frases ou imagens engraçadas, contendo teor afetivo, crítico e político. Foi desse contato com as redes sociais juvenis que veio a vontade de realizar um trabalho que envolvesse o meme de internet, conta Maria Alice.
Desta forma, junto com a colega Cláudia Lobo, pensaram uma maneira de trabalhar as disciplinas de Português e História a partir da linguagem do que chamam de “artefatos culturais”.
Foi assim:
Primeiro, os alunos passaram duas semanas pesquisando sobre o tema escolhido. Depois, houve um debate em sala sobre os conhecimentos adquiridos a partir das pesquisas.
Os debates aconteceram nas aulas de História, ao longo de uma semana, mas também foram utilizados nas aulas de Língua Portuguesa. Depois das discussões, passaram para a produção dos memes.
Os alunos tiveram que criar peças a partir dos aprendizados anteriores. Importante ressaltar que as professoras nem precisaram explicar como fazer um meme. Isso, todo mundo já sabia fazer muito bem!
A maioria deles utilizou aplicativos de criação de memes. Alguns ficaram tão empolgados, que construíram mais de uma peça 🙂
Para encerrar o projeto, os memes criados pelos grupos foram apresentados numa exposição para apreciação de toda turma.
Cada grupo providenciou a impressão de sua peça, que foi afixada nas paredes da própria sala de aula.
Com ajuda das professoras de alguns autores pesquisados, os alunos chegaram à conclusão que os memes de internet são vistos como: a) itens digitais com características semelhantes de conteúdo, forma e postura; b) peças criadas pelos usuários com conhecimento em outras peças; e c) objetos imitados, transformados e distribuídos pela internet.
Os memes de internet produzidos pelos alunos possuíam uma linguagem simples à primeira vista, mas permitiram desenvolver diversas habilidades.
“As peças criadas pelos jovens sempre bem espirituosas, diziam do momento político vivenciado por eles ou da reverberação das investigações realizadas pela Polícia Federal do Brasil”, conta Maria Alice.
Segundo a professora, a experiência mostrou que os memes podem ajudar na compreensão da História e permitem engajamento crítico dos alunos. Mostrou também que o meme permite unir conhecimentos dos alunos com a aprendizagem em sala de aula. Legal né?
Quer sugerir um trabalho assim na sua escola? O artigo completo pode ser acessado aqui.