A dona aranha estava construindo sua teia. Ela é cuidadosa e organizada, pois cada linha é milimetricamente colocada no lugar. Ela trabalhava, camada por camada, quando de repente… uma vespa muito esperta pousou sobre as costas dela. A dona aranha foi dominada pela parasita que passou a comandar o corpo dela. Tudo mudou a partir dali…

E aí? Como ficará a dona aranha?… Quer saber o que aconteceu com ela? A ciência explica…

Foto: Judy Gallagher - Wikimedia Commons

Foto: Judy Gallagher – Wikimedia Commons

Parasitismo

Na natureza existem muitas relações de dependência. Se você já aprendeu na escola sobre a cadeia alimentar, sabe que plantas servem de comida para alguns animais e eles também são alimento para predadores maiores. Este é o ciclo da vida na natureza.

Há alguns animais que se abrigam no corpo de outros para conseguir alimento e sobreviver. É o caso da vespa (nome científico: Hymenoepimecis argyraphaga) que injeta seu ovo no interior das aranhas (nome científico: Leucauge argyra) e cresce morando ali dentro numa relação de parasitismo. Lembra da dona aranha? Quando ela recebeu a visita inesperada, era a vespa se instalando como parasita.

Cientista Marcelo Gonzaga. Foto: Milton Santos/UFU

Cientista Marcelo Gonzaga. Foto: Milton Santos/UFU

O cientista Marcelo Gonzaga, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estuda o comportamento das vespas e aranhas. Ele até escreveu um livro sobre a relação desses dois bichos. “As vespas colocam um ovo no abdômen da aranha e o ovo começa a se desenvolver, eclode numa larva, que fica furando o abdômen da aranha e bebendo sua hemolinfa por mais ou menos 15 dias”, explica o professor.

Mas, o que é hemolinfa? É um líquido que preenche os vasos de animais invertebrados como a aranha. Tem a mesma função do sangue que carrega os nutrientes ao circular em nosso corpo. Comendo a hemolinfa, a vespa consegue retirar todos os nutrientes que iriam para a aranha.

De acordo com o professor, depois que a larva da vespa atinge o terceiro estágio de desenvolvimento, ela injeta uma substância no corpo da aranha. É como se fosse um veneno que muda o comportamento da aranha.

Destino da dona aranha

É o que aconteceu com a dona aranha. Quando ela recebeu este veneno passou a construir as teias de um jeito diferente. Não conseguiu mais ser tão organizada e fazer camada por camada como fazia antes.

A vespa obriga a aranha a construir uma teia com arquitetura diferente para abrigar sua pupa. A aranha, que naturalmente constrói uma teia arredondada, passa a adotar um formato completamente diferente, projetado para proteger a pupa.

Passados 15 dias, a larva da vespa mata e come a aranha para ficar livre e construir seu casulo na teia. A larva em metamorfose se mantém protegida de predadores suspensa na teia até que se torne uma vespa adulta.