Mulher faz Ciência: novo e-book e podcast já estão no ar

Lançamento marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro


Publicado em 11/02/2020 às 08:49 | Por Alessandra Ribeiro

Capa do segundo volume do e-book Mulher Faz Ciência

O segundo volume do e-book Mulher faz ciência já está no ar. Desta vez, com uma surpresa: o lançamento conjunto do podcast Mulher Faz Ciência. A série reúne entrevistas gravadas com as dez cientistas brasileiras retratadas nesta edição: Alessandra Abe Pacini, Anna Luísa Beserra, Ana Paula Castro de Paula Nunes, Camille Etienne Rodrigues Teixeira, Celina Turchi, Glaura Goulart Silva, Jane Beltrão, Juliana Estradioto, Luisa Massarani e Maria Zaira Turchi.

O conteúdo em áudio traz informações adicionais e ficará disponível nos principais agregadores de podcast, além do site Minas faz Ciência. O lançamento marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência,  comemorado em 11 de fevereiro. O objetivo é inspirar jovens e despertar o seu interesse para conhecer e seguir a carreira científica.

O e-book está disponível para download gratuito. Neste volume, dois nomes foram indicados pelo público, por meio de interações nas mídias sociais do projeto Minas Faz ciência: a historiadora e antropóloga Jane Beltrão, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a química Glaura Goulart Silva, vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CTNano/UFMG).

O prefácio do livro foi escrito pela física mineira Gabriela Barreto Lemos, uma das ganhadoras da Medalha Mietta Santiago, em 2019. A homenagem é concedida pela Câmara dos Deputados para destacar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

Mulher faz ciência

O primeiro volume do e-book foi lançado em fevereiro de 2019. A iniciativa busca dar visibilidade a pesquisadoras que se destacam em diferentes áreas do conhecimento. Assim, incentiva, também, a participação de estudantes na carreira científica. A publicação de estreia reuniu as pesquisadoras Aline Pachamama, Fernanda Staniscuaski, Ingrid Splangler, Márcia Barbosa, Myllena Crystina da Silva, Natália Oliveira, Priscila Gama, Rafaela Salgado; Rosaly Lopes e Sônia Guimarães.

Tags

Artigos Relacionados