Em 1985, o adolescente Marty McFly e o Dr. Emmett Brown, a bordo de um DeLorean, fazem uma viagem no tempo de volta ao passado, dando início à popular trilogia De Volta Para o Futuro. Assim como o filme dirigido por Robert Zemeckis, muitos outros livros, o cinema e a televisão, entre outras mídias, exploram a temática e contam histórias sobre viajantes no tempo. Mas as possibilidades da viagem no tempo não param na imaginação, e são exploradas na ciência.

O tempo na Teoria da Relatividade

Albert Einstein publicou, em 1905, dois postulados em sua teoria da relatividade especial. O primeiro diz que toda pessoa que se mova a uma velocidade constante poderia observar as mesmas leis da física que uma pessoa em repouso. O segundo, que a velocidade da luz é constante – a mesma para todos os observadores, em movimento ou não.

Juntando os postulados, tem-se que o espaço e o tempo são interdependentes e relativos. E podem ser distorcidos pela gravidade e pela velocidade. Quanto mais rápido algo se move, mais devagar o tempo passa, em comparação com um referencial de fora. Até que, na velocidade da luz, o tempo para.

Ondas da Ciência – Viagem no tempo

O Ondas da Ciência explora percepções sobre o tempo e sobre o transitar no tempo. Conheça um pouco sobre a teoria da relatividade restrita de Einstein.