Agenda da ciência e tecnologia brasileira inclui investimentos do pré-sal, defende secretário nacional

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/67975791″ params=”?” width=” 100%” height=”166″ iframe=”false” /]

Quais são os principais “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”? Este foi o grande tema debatido durante o 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência, que aconteceu no final de outubro no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

Ondas da Ciência esteve lá. E dentro da série especial que faz a cobertura do evento, hoje a gente apresenta  entrevista  com o Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antônio Rodrigues Elias. Economista, ele chama a atenção para as políticas públicas defendidas pelo Governo federal e seus agentes na última década, mas vê como primordial a elevação dos  investimentos feitos na área para que o Brasil alcance um patamar ainda mais alto nessa área.  “E o pré-sal pode permitir que o Brasil dê esse pulo”, afirma.

A presidente Dilma Roussef tem até o final de novembro de 2012 para se decidir sobre a polêmica proposta de que os valores pagos como compensação pela exploração do petróleo oriundo da região de pré-sal brasileira, os chamados royalties do pré-sal, sejam redefinidos, incluindo na nova partilha um valor para o desenvolvimento da educação e da ciência e tecnologia brasileiros.

O tema do Fórum Mundial de Ciência,  que será realizado no Rio de Janeiro em 2013, será “Ciência para o Desenvolvimento Global” . Os encontros preparatórios para o grande evento continuam sendo realizados nas outras regiões brasileiras. A proposta é analisar o papel da ciência e da tecnologia para buscar soluções sustentáveis para as grandes questões nacionais, como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente.

Leia também:
Royalties do pré-sal devem financiar educação, ciência e tecnologia
Maria Bernardete Cordeiro – Presidente da Fapern – 05/11/2012

OUÇA
Reitor da UFMG analisa desafios científicos e tecnológicos atuais
(11/09/2012)

Preparatório para o Mundial de Ciência 2013 passa por BH e leva boas ideias (3/11/2012)

 

Ouça outros podcasts da FAPEMIG
Ondas da Ciência

Trilha sonora –

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 comentários em “Agenda da ciência e tecnologia brasileira inclui investimentos do pré-sal, defende secretário nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *