É preciso usar melhor a ciência para fazer crescer agronegócio brasileiro

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/68848073″ params=”?” width=” 100%” height=”166″ iframe=”false” /]

O Brasil é um país “tropical”. A maior parte de nosso território está entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, e a linha do Equador passa pelo meio. Essa localização – numa área de maior incidência dos raios solares durante maior parte do ano – resulta em características do solo e do clima que podem dificultar nosso pleno desenvolvimento social e econômico no campo do agronegócio.

Como aperfeiçoar a produção de alimentos de origem vegetal e animal na região dos trópicos e como o uso adequado da Ciência, Tecnologia e Inovação podem ajudar é o tema do programa de hoje (#52). Para isso eu conversei com alguns especialistas da área, durante o 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, realizado em Belo Horizonte.

O professor Evaldo Ferreira Vilela, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) fala sobre “Tecnologia aplicada à expansão da agricultura tropical. “Produção animal nos trópicos” é o tema do professor José Aurélio Bergmann, titular e diretor da Escola de Veterinária da UFMG. E o professor Elíbio Rech, da Universidade de Brasília (UnB) analisa a “Biotecnologia e engenharia genética aplicadas à produção de alimentos”.

O Encontro Preparatório para a realização do Fórum Mundial de Ciência (FMC) no Brasil, em 2013, foi organizado por Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), UFMG, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O tema do FMC 2013 será “Ciência para o Desenvolvimento Global”.

LEIA MAIS
Ciência,Tecnologia & inovação [PDF – Embrapa – 2002]

OUÇA TAMBÉM

Que em 2013 a gente volte a pensar “se deve” fazer o que “pode” (31/12/2012)

Avanço da ciência deve se reverter em acesso ao conhecimento  (16/12/12)

Cidades realmente inclusivas devem considerar necessidades da população  (9/12/12)

CTI para a saúde nos trópicos   (2/12/12)

É preciso usar melhor a ciência para fazer crescer agronegócio brasileiro (23/11/2012)

Agenda da ciência e tecnologia brasileira inclui investimentos do pré-sal, defende secretário nacional  (18/11/2012)

Reitor da UFMG analisa desafios científicos e tecnológicos atuais (11/11/2012)

Preparatório para o Mundial de Ciência 2013 passa por BH e leva boas ideias (3/11/2012)


MAIS PODCAST FAPEMIG

Ondas da Ciência

Trilha sonora: Applause-moderate-02.mp3; Electronic.mp3; Exciting Trailer.mp3; Scary footsteps.mp3; Short Synth fill.mp3.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares