Minas Faz Ciência ganha Prêmio Abramge de Jornalismo

Reportagem vencedora aborda o problema da obesidade no Brasil e o que a ciência tem feito para ajudar

A revista Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) é a vencedora da 18ª edição do Prêmio Abramge de Jornalismo Domingos de Lucca Júnior – 2012. O tema deste ano foi ”Obesidade Mórbida – Prevenção e Tratamento”. A matéria vencedora, escrita pelo jornalista Fabrício Marques,  foi publicada na edição 49  (Março a Maio de 2012) com o título “Um país em alerta”.

A reportagem começa com um personagem de 164 quilos que leu e pesquisou bastante antes de tomar a decisão de fazer uma cirurgia para redução do estômago. A matéria fala também sobre algumas drogas e pesquisas que estão sendo realizadas para o tratamento e combate à gordura; e cita ainda a importância de inserir a educação alimentar na vida das crianças, que aprendem, desde cedo, a se alimentarem corretamente, de forma mais saudável.

A matéria da Minas Faz Ciência explica como detectar e combater a obesidade mórbida com dicas de médico especialista no que já é considerada a epidemia do século XXI – a obesidade.

O prêmio

Este ano, o Prêmio de Jornalismo recebeu trabalhos de todas as regiões do país, com publicações regionais e nacionais; jornais e revistas com tiragens importantes. “Nosso objetivo com o Prêmio Abramge de Jornalismo Domingo de Lucca Júnior é estimular a informação de saúde e promover a divulgação de boas reportagens dessa área para todos os públicos”, diz Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge).
O Prêmio será entregue em solenidade da Abramge, no dia 5 de dezembro, em São Paulo.

Minas Faz Ciência

Na revista Minas Faz Ciência o leitor pode conferir o que o Estado tem feito de mais importante na área de pesquisa, tecnologia e inovação. Distribuída gratuitamente para mais de 17 mil assinantes em todo o país, a publicação foi criada há treze anos e faz parte do Programa Minas Faz Ciência – iniciativa de divulgação científica da FAPEMIG. Ainda dentro do Programa estão os podcasts da série Ondas da Ciência, programas de televisão do Ciência no Ar (http://www.youtube.com/user/ciencianoar) e o Blog Minas faz Ciência (http://fapemig.wordpress.com/) .

A versão online da revista pode ser conferida em(http://www.fapemig.br/category/revistas/). Quer se tornar assinante? Envie um e-mail para revista@fapemig.br, com nome e endereço de correspondência completos.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

Um comentário em “Minas Faz Ciência ganha Prêmio Abramge de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *