Museu sobre rodas introduz nova maneira de tornar ensino da ciência mais atraente para jovens

Atualizado em 15/06/2012

NOVA DATA DE INAUGURAÇÃO DO MUSEU PONTO UFMG
4 de julho de 2012, quarta-feira, às 9 horas, na Praça de Serviços da UFMG, no campus Pampulha
museuponto@cp.ufmg.br

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/48300906″ iframe=”true” /]

.

Em todo o mundo os museus estão cada vez mais interativos, divertidos e dando “vida” ao conhecimento com muita criatividade. E o Museu Itinerante Ponto UFMG, que acaba de ser anunciado pela instituição também é assim.

Neste podcast (#27), Ondas da Ciência foi conversar com a professora Tânia Margarida Lima Costa, autora e coordenadora do projeto, diretora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Reprodução da Arte do folder do Museu Itinerante Ponto UFMG

Montado sobre um chassi estendido de carreta, o museu itinerante alia tecnologia, engenharia e comodidade, e vai viajar pelo interior de Minas com a proposta de envolver os estudantes do ensino básico num processo mais ativo de descoberta da ciência.

Junto com sua equipe, a professora pretende articular as diversas áreas do conhecimento, com ajuda dos professores das cidades visitadas. Tanto para explicar os fenômenos do dia a dia da vida, quanto para contribuir também para o fim do mito de que ciência é algo necessariamente complicado.

A ideia inclui ainda envolver os professores no processo de tal forma que eles possam perceber a importância didática e a facilidade de acessarem a internet para fins educacionais e estabelecer contato com o site do Museu para buscarem informações e relatarem suas experiências de sala de aula.

Afinal, como muitas escolas são carentes de materiais, laboratórios e equipamentos científicos e tecnológicos, acabam por não terem meios de promover o contato de seus alunos e corpo docente com as tecnologias e com o ensino de qualidade das ciências.

Apoiam a iniciativa, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Secretaria da Educação de Minas Gerais; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa; Fundação Lampadia; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Medicina Molecular (INCT MM), e várias outras entidades e pessoas.

Inauguração do Museu Itinerante Ponto UFMG
Será no dia 4 de julho de 2012, uma quarta-feira, às 9 horas, na Praça de Serviços da UFMG, no campus Pampulha.

Para agendar visitas de escolas e outros grupos
(31)3409 5182 e 3409 5183
museuponto@cp.ufmg.br

Produção: Marcus Vinicius dos Santos
Música: Royalty Free Music 107 (Laser Light Bright) Parody TechnoElectronic Pop.mp4

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 comentários em “Museu sobre rodas introduz nova maneira de tornar ensino da ciência mais atraente para jovens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *