Se você está pensando, pesquisando, debatendo esses temas aqui de cima – seja na escola, em casa ou com amigos – temos uma novidade para te contar! Você já trabalhando com uma ciência chamada Antropologia, responsável por estudar profundamente o ser humano em todas suas dimensões.

Mas, se ainda não sabe muito sobre esses temas, vale a pena conhecer o projeto “Antropologia com Crianças”, desenvolvido por estudantes e professores de Ciências Sociais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto tem o objetivo de ensinar Antropologia para as crianças e está com inscrições abertas. Segundo a coordenadora, Valéria de Paula Martins, a ideia é trabalhar questões de diversidade cultural e diferenças entre os grupos humanos.

As atividades relacionam a experiência das crianças com as características dos grupos estudados Foto: Arquivo do projeto/Divulgação UFU

As atividades relacionam a experiência das crianças com as características dos grupos estudados Foto: Arquivo do projeto/Divulgação UFU

Oficinas

“Antropologia com crianças” teve início em 2014 e promove oficinas em escolas, ONGs, associações comunitárias com crianças de até 12 anos. Quem participa das oficinas brinca com desenhos, fotografias, filmes e músicas, que facilitam o conhecimento sobre variados grupos que habitam o mundo, os modos de vida, valores, concepções.

São utilizados recursos como desenhos, fotografias, filmes e músicas Foto: Arquivo do projeto/Divulgação UFU

São utilizados recursos como desenhos, fotografias, filmes e músicas Foto: Arquivo do projeto/Divulgação UFU

As atividades relacionam a experiência das crianças com as características dos grupos estudados. É bacana para conhecer o dia-a-dia desses grupos, o que gostam de comer, como se vestem, as brincadeiras, deuses que cultuam e como lidam com elementos da natureza.

É muito importante crescer com um olhar de tolerância frente aos distintos aspectos culturais. A gente vive achando que tudo se resume ao mundo que conhecemos. Mas, neste momento, existem pessoas em vários outros locais vivendo coisas que a gente sequer imagina.

Conhecer outras culturas e costumes é muito legal! Dá para aprender sobre diversidade sociocultural, abordando-se temas atuais como, por exemplo, o preconceito – racial, religioso e de gênero.

As instituições de Uberlândia interessadas em receber as oficinas de “Antropologia com crianças” devem enviar e-mail para valeriacpmartins@ufu.br. Não há data limite para manifestação do interesse.