Protagonismo em ensino e aprendizado


Publicado em 22/08/2019 às 15:46 | Por Luiza Lages

Foto: Divulgação/UFU

Em um caderno personalizado, crianças em fase de alfabetização fazem colagens, desenhos e anotam aquilo que vivem dentro e fora da escola. Esse livro de registros espontâneos é a proposta do Diário de Ideias, projeto pedagógico para ensino e aprendizado.

O projeto foi concebido pela professora Luciana Muniz, vencedora do 11º Prêmio Professores do Brasil. É fruto da tese de doutorado da educadora. Ela estudou como a criatividade emerge no aprendizado da leitura e da escrita, em crianças do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental. “O diário foi um instrumento utilizado como recurso metodológico para favorecer a expressão das crianças”, explica Muniz.

O projeto foi planejado em conjunto com as crianças. Depois, foi implementado como recurso pedagógico em turmas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU).

Confira, no Ondas da Ciência!

Tags