Santa Rita do Sapucaí é conhecida como uma potência tecnológica em Minas Gerais. O município do Sul de Minas abriga o Vale da Eletrônica, formado por instituições de ensino e diversas empresas de inovação. Esse ano, uma das novidades que chega à cidade é o Prêmio Inatel Bio Challenge. O prêmio, realizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, selecionará os melhores projetos de inovação tecnológica para a área da saúde.

A ação faz parte da programação da Semana de Engenharia Biomédica da instituição, que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto. Com o tema “Tecnologia que salva vidas”, a programação do evento conta com palestras e minicursos. Os temas incluem: engenharia biomédica, o futuro e os principais desafios dos profissionais, radiologia digital, inovações em tomografia computadorizada, soluções para o tratamento do câncer, tecnologia 3D na saúde, entre outros.

Rani Alves, coordenadora de Projetos do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva do Inatel, fala mais sobre o evento e sobre o prêmio no Ondas da Ciência. Confira!

Como participar do prêmio

O concurso é aberto ao público que possui trabalho técnico-científico ou projeto de pesquisa. Podem participar alunos do ensino médio e técnico e de ensino superior. As propostas podem ter diferentes níveis de execução, inclusive ideias sem protótipo físico. Cada grupo, de no máximo quatro integrantes, poderá inscrever até três projetos diferentes. O projeto que obtiver maior pontuação será classificado para o concurso.

Os grupos  selecionados deverão realizar treinamento presencial na sede do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Lá, o projeto final será avaliado pela banca do concurso. A premiação está marcada para o dia 9 de agosto. As inscrições devem ser ser realizadas até quinta-feira, 26 de julho.