QUEM SOMOS

Minas Gerais tem belezas naturais, comidas típicas, cidades históricas, tradições… e também cientistas e centros de pesquisa de excelência internacional.

 O MINAS FAZ CIÊNCIA é um portal de notícias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que traz novidades, debates e curiosidades sobre a área, com foco no que está sendo desenvolvido em terras mineiras.

Conheça a equipe:

Alessandra Ribeiro

Graduada em Jornalismo pelo Uni-BH (2004), especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG (2008), mestranda em Textualidades Midiáticas no PPGCOM/UFMG. Foi coordenadora de produção multimídia no Centro de Comunicação da UFMG, coordenadora de jornalismo da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e editora do boletim impresso mensal Saúde Informa.

Fatine Oliveira

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Newton Paiva, pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Afetos, do PPGCOM/UFMG. É responsável pela diagramação das revista Minas Faz Ciência e Minas Faz Ciência Infantil, além de dar suporte criativo às demandas artísticas do projeto. No YouTube e nas redes sociais, fala sobre inclusão e acessibilidade no projeto Disbuga.

Lorena Tárcia

Jornalista. Especialista em Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Inglaterra). Formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex (Carolina do Norte, USA). Mestre em Educação (PUC Minas). Doutora em Comunicação (UFMG). Leciona webjornalismo e coordena laboratório de convergência de mídias no UniBH. Palestrante e consultora nas áreas de novas tecnologias e narrativas transmídia em jornalismo.

Luana Cruz

Doutoranda e mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. Jornalista graduada pela PUC Minas. É professora em cursos de graduação e pós-graduação na Newton Paiva, PUC Minas, UniBH e ESP-MG.  Escreve para os sites Minas Faz Ciência e gerencia conteúdo nas redes sociais, além de colaborar com a revista Minas Faz Ciência.

Lucas Costa

Relações Públicas, responsável por projetos e eventos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação na Fapemig.

Luiza Lages

Jornalista e radialista. Mestre em Comunicação Social pela UFMG, pesquisadora sobre comunicação da ciência. Bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig. Produtora, repórter e editora do podcast Ondas da Ciência.

Mariana Alencar

Jornalista graduada pela UFMG (2015) e mestranda em Textualidades Midiáticas na mesma universidade. Graduada também em Geografia (2011) pela UFMG. Trabalhou por três anos no jornal O Tempo, onde produziu matérias e reportagens sobre ciência, tecnologia, educação, cultura e outros assuntos. Atualmente, integra a equipe do PCCT desenvolvendo reportagens para a revista Minas Faz Ciência.

Maurício Guilherme Silva Jr.

Jornalista, doutor em Estudos Literários pela UFMG. É professor universitário e coordenador de laboratórios acadêmicos. Entre seus campos de pesquisa estão estudos literários, música, jornalismo e divulgação científica. É editor da revista Minas Faz Ciência e da versão infantil, e assina a coluna Ciência na Estante.

Tatiana Nepomuceno

Jornalista formada em Comunicação Social, pelo Unicentro Newton Paiva e especialista em Gestão Estratégica em Marketing, pela UFMG. Gestora de ciência e tecnologia da Fapemig, atua com divulgação e popularização da ciência por meio do projeto MINAS FAZ CIÊNCIA. Possui trabalhos na área de comunicação empresarial premiados e publicados no site Aberje e PBH.

Teo Scalioni

Empreendedor digital, co-founder do Portal Minas Inova e do Game My Team. Professor Universitário de Administração e Pesquisador da Fapemig de 2009 a 2011. Mestre em Administração (2011) com pesquisa sobre parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social – Jornalismo (2003).

Tuany Alves

Jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), com pós-graduação em Jornalismo em Ambientes Digitais. Escreve para a revista Minas Faz Ciência e para os sites do projeto. Entre seus campos de pesquisa estão gênero e ciência.

Vanessa Fagundes

Doutoranda em Sociologia do Conhecimento pela UFMG. Formada em Comunicação Social (UFMG), é especialista em História da Ciência (UFMG) e mestre em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). É assessora de comunicação da Fapemig e coordenadora do projeto de divulgação científica MINAS FAZ CIÊNCIA.

Verônica Soares

Doutoranda em Textualidades Midiáticas pelo PPGCOM/UFMG, jornalista formada pela UFJF e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. No PCCT, escreve para os sites Minas Faz Ciência, produz e gerencia conteúdo nas mídias sociais, além de colaborar com a revista Minas Faz Ciência.

William Araújo

Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH (2017), ilustrador, cartunista, videomaker, desenvolvedor web, jornalista editor no Jornal Norte Livre – parceiro hiperlocal do Portal Uai – com passagem pelo Jornal Daqui BH, conteudista, SEO (Search Engine Optimization), fotógrafo, animador 2D.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

46 comentários em “QUEM SOMOS

  • 8 de maio de 2019 em 16:30
    Permalink

    Olá, vocês tem algum link onde contam melhor a história da Minas Faz Ciencia (e a infantil)? Obrigada!

    Resposta
  • 27 de março de 2019 em 13:24
    Permalink

    boa tarde, quais sao as normas para redigir um artigo para mandar para revusta?

    Resposta
    • 8 de abril de 2019 em 08:57
      Permalink

      Oi Isabela, tudo bem? As reportagens publicadas na revista Minas Faz Ciência são produzidas internamente por uma equipe de jornalistas selecionados via edital para o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig. Não publicamos artigos de autoria de terceiros, mas você pode enviar suas sugestões de pauta para mfcfapemig@gmail.com. Um abraço e obrigada!

      Resposta
  • 1 de março de 2019 em 16:43
    Permalink

    Gostaria de receber a revista.Os assuntos são muito interessantes.Como faço?

    Resposta
  • 18 de julho de 2018 em 10:29
    Permalink

    Olá Verônica!
    Estou saindo do País e não tenho o endereço ainda pelo que peço o cancelamento da minha assinatura. Desde já agradeço!

    Resposta
  • 8 de maio de 2018 em 09:20
    Permalink

    Bom dia. Como faço para ter acesso perene à revista Minas faz ciência?

    Resposta
  • 5 de abril de 2018 em 18:34
    Permalink

    Olá, Verônica! Sou assinante antiga da Revista e gostaria que vocês atualizassem meu endereço, pois não estou mais recebendo as Revistas. Já enviei e-mail para revista@fapemig.br. Aguardo um retorno e agradeço a atenção.

    Resposta
  • 26 de março de 2018 em 10:33
    Permalink

    Voces estão de parabens pela revista.
    Sempre ótimos temas relacionados e com uma qualidade gráfica e textual refinada.
    Continuem assim, prestando ótimos trabalhos para a população.
    Sempre lendo os artigos e reportagens publicadas.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 09:43
    Permalink

    Olá,
    Vai uma dica de blog de divulgação científica direcionado ao temo do aquecimento global e das mudanças climáticas: cienciaeclima.com.br
    Abs!

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2018 em 20:23
    Permalink

    Gostaria de atualizar meu endereço:

    Resposta
    • 8 de janeiro de 2018 em 11:56
      Permalink

      Olá Francisco, tudo bem? Para preservar seus dados, modificamos o conteúdo de seu comentário. Já enviamos ao setor responsável a solicitação de alteração no cadastro de recebimento da revista, ok? Grande abraço!

      Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 17:14
    Permalink

    Gostaria de receber a revista.

    Resposta
  • 8 de outubro de 2017 em 20:20
    Permalink

    Olá, eu assino a revista há mais ou menos uma ano e agora mudei de endereço. Vocês poderia atualizar meu endereço, por favor?

    Obrigada.

    Raíne

    Resposta
  • 7 de setembro de 2017 em 19:46
    Permalink

    Sou formada em Direito e gostaria de participar de pesquisas relacionadas em Direito ambiental, Achei interessante a questão relacionado a violência das afetações e mapa dos conflitos ambientais. Como poderei engajar neste campo?

    Resposta
    • 12 de setembro de 2017 em 08:16
      Permalink

      Oi Maria! Tudo bem? Sugerimos que pesquise nos sites das universidades, principalmente nos cursos de Direito, Geografia, Sociologia, temas relacionados ao seu interesse. Você pode entrar em contato diretamente com os pesquisadores e se candidatar a uma vaga no Mestrado ou no Doutorado, por exemplo. Um abraço e sucesso!

      Resposta
  • 7 de setembro de 2017 em 19:46
    Permalink

    Sou formada em Direito e gostaria de participar de pesquisas relacionadas em Direito ambiental, Achei interessante a questão relacionado a violência das afetações e mapa dos conflitos ambientais. Como poderei engajar neste campo?

    Resposta
  • 24 de maio de 2017 em 13:22
    Permalink

    Boa tarde. Me chamo Júlio, sou assessor de imprensa do governo de Contagem. Gostaria de receber o telefone do setor de imprensa e jornalismo do portal/revista.

    Att.

    Resposta
  • 7 de março de 2017 em 08:35
    Permalink

    Como faço para sugerir uma pauta para vocês?

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 00:50
    Permalink

    Vi seu site, ele é mesmo muito interessante.Parabéns pelo trabalho de vocês é realmente muito bacana.

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2017 em 21:45
    Permalink

    Olá! Boa Noite!

    Sou pesquisadora na área de ciências na educação infantil e gostei muito do blog.

    Gostaria de saber quais são as iniciativas desenvolvidas com as crianças até 5 anos?

    Gratidão!

    Anelize Reynozo

    Resposta
    • 11 de março de 2017 em 09:37
      Permalink

      Olá Anelize,

      Buscamos fazer a cobertura jornalística das iniciativas realizadas em Minas Gerais para público infantil e adulto. Nosso produto para crianças é a revista Minas Faz Ciência Infantil. Estamos abertas a sugestões de matérias para o blog e para a revista! Obrigada pela sua mensagem 😀

      Resposta
  • 3 de junho de 2016 em 22:09
    Permalink

    Seria possível divulgar?
    Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos.
    Uma competição nacional de aplicativos voltados ao desenvolvimento sustentável.
    A 1a fase é a proposta do aplicativo pelo professor coordenador e grupo de alunos. Os que atenderem todos os itens do edital irão apresentar via web-conf para uma comitê avaliador!
    Os 3 melhores de escola pública e os 3 melhores de escola particular terão o registro dos aplicativos e premiação ainda a ser definida, para o grupo e para as escolas…
    Saiba mais: https://www.facebook.com/1aonda/

    Resposta
  • Pingback:1234567890//blog.fapemig.br – BM LUCAS2 C´Focado em Projetos-Environment Consultancy

  • 13 de março de 2016 em 19:04
    Permalink

    A equipe não está precisando de uma estagiária em Biologia muito interessada em divulgação científica não?? hahaha
    Queria muitíssimo a oportunidade de trabalhar com vocês e ganhar experiência na área… Há oportunidades para bolsistas de extensão?!

    Obrigada desde já!

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2016 em 01:14
    Permalink

    Amo receber a revista. Tem assuntos realmente interessantes .

    Resposta
  • Pingback:0123456FLAVÃO_GUTIERREZ | BM LUCAS2 C´shEn.blog.wordpress.com/

  • Pingback:Retrospectiva Minas Faz Ciência | Projeto de divulgação científica da FAPEMIG

  • Pingback:1234567890//blog.fapemig.br | #BMT LUCAS2 C´s

  • Pingback:@MarceloGuimaraesCamara@LucasCalacaCamara | #BMT LUCAS2 C´s

  • 21 de novembro de 2015 em 22:59
    Permalink

    Oi. Gostaria de receber em casa, alguns dos periódicos da FAPEMIG/INPI-MG. Como devo proceder?

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2014 em 01:30
    Permalink

    Bom dia! Como faço para trocar o meu endereço postal para recebimento da revista impressa?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *