Milhares são as narrativas acerca da história da ciência, do desenvolvimento dos princípios e produtos científicos. Pouquíssimas, porém, revelam-se capazes de oferecer, ao leitor, equilibrada e instigante junção entre texto e imagem, liame sem o qual seria impossível compreender as lógicas e nuances de uma das mais complexas atividades criadas pelo homem.

Bastante conhecida por suas produções de altíssimo nível, a British Broadcasting Corporation (BBC), emissora pública do Reino Unido, investiu em fascinante série televisiva sobre os grandes momentos da ciência no planeta. Tal iniciativa acabaria por se transformar em bela obra impressa, na qual relatos, fotografias e ilustrações atraem o leitor a uma irrecusável “viagem no tempo”.

Escrito por Michael Mosley e John Lynch, o livro Uma história da ciência: experiência, poder e paixão, recentemente publicado pela Zahar, é a saborosa “astronave” que faltava aos apaixonados por desvendar os mistérios do progresso científico: dividida em seis grandes áreas – Cosmo; Matéria; Vida; Energia; Corpo e Mente –, a obra alia textos divertidos (e rigorosos) a imagens repletas de beleza (e informação). Somem-se, a tal dueto, as maravilhas do acurado projeto gráfico, expressas em capa dura e páginas de papel couché.

De modo a facilitar a “viagem” de tantos apaixonados por ciência, o livro oferece, ainda, sugestões de leitura e detalhado índice remissivo sobre temas, cenas e protagonistas. Garantem-se, assim, as mais confortáveis condições de navegação, para que, aos curiosos leitores, seja requerida, exclusivamente, a ânsia por arquitetar – a exemplo dos mais importantes cientistas da história – um sem número de dúvidas acerca da vida, do tempo, da natureza e do homem.

Leia um trecho:

“Ao contar essa história, mostraremos como se construiu o mundo moderno. A ciência está de tal modo intricada em nossas vidas que mal notamos sua presença. Nossas redes de comunicações móveis dependem da mecânica orbital, que permite o posicionamento de satélites no céu; da química do combustível de foguetes; dos materiais usados em plásticos e chips de silício dos computadores, telefones e baterias.”

Ficha técnica:

Livro: Uma história da ciência: experiência, poder e paixão

Autor: Michael Mosley e John Lynch

Tradução: Ivan Weisz Kuck

Revisão técnica: José Claudio Reis

Editora: Zahar

Título original: The story of the science: power, proof and passion

Páginas: 288

Ano: 2011