Formigas dominavam o quintal de Alex Rodrigues de Araújo, de 14 anos. Entre as plantas, só o pé de cará saiu ileso. O estudante, que observava o comportamento dos pequenos insetos, levou a experiência para a escola, sob forma de hipótese: a planta teria propriedades repelentes?

Alex e os colegas Gabriel França da Silva e Pedro Lucas Nogueira Oliveira, da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, de Mateus Leme (MG), estudaram o assunto e participaram de uma feira de ciências. O projeto, hoje com três anos, chegou à 18ª UFMG Jovem. O trabalho Caracterização Fitoquímica dos Tubérculos da Planta Inhame (Dioscorea sp.) levou o segundo lugar geral da feira, na categoria ensino fundamental.

Confira esse e outros projetos apresentados pelos jovens nesse Ondas da Ciência!

Estudantes Julia Vieira e Lucas da Silva, na UFMG Jovem

18ª UFMG Jovem

Estudantes da rede básica de ensino de Minas Gerais participaram da 18ª edição da feira anual de ciências UFMG Jovem, entre os dias 20 e 22 de julho. O evento aconteceu dentro da programação da SBPC Jovem, na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A feira trouxe trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, desenvolvidos em conjunto entre professores e alunos.

 

Veja a participação do estudante Alex de Araújo no Ciência no Ar: