Que tal ter a chance de apresentar sua ideia inovadora em pesquisa básica e ainda ser premiado por isso?

prêmio Mares Guia está com inscrições abertas até dia 2 de junho e será concedido em duas categorias: Instituição/Empresa e Empresa Jovem, que contempla empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spinoffs.

O mote é incentivar e prestigiar jovens talentos da pesquisa básica que contribuam de forma significativa para o avanço da ciência. As pesquisas devem apresentar potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade.

Este ano, o prêmio vai chegar a R$30 mil em dinheiro na soma das duas modalidades. Interessados podem ter acesso à ficha de inscrição no site de Fapemig.

Confira o convite do Presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela:

Histórico de incentivo à inovação

O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e é concedido a “Pesquisador” e a “Jovem Pesquisador” mineiros em anos pares. Nos anos ímpares, a premiação é concedida a Instituição/Empresa e Empresa Jovem com atuação em C&T, sediadas em Minas Gerais.

Pesquisa Básica é aquela que busca compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade.

Toda pesquisa básica originada de problema existente, em que o cientista procura entender fenômenos, mas cujo resultado deriva possíveis soluções tecnológicas, é de extremo valor para o processo de inovação.

Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017

• Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/FAPEMIG

• Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG

• José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG

• Marcelo Marcos Morales – CNPq

• Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL

• Wolney Lobato – PUC Minas

Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail premiomaresguia@fapemig.br.

Via.