Astronomia na pré-história


Publicado em 05/05/2017 às 13:02 | Por Luiza Lages

Grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia), da PUC Minas, está na fase inicial de um projeto de estudo da Astronomia na pré-história, utilizando pinturas rupestres em Minas Gerais. A proposta é analisar as pinturas de quatro regiões do estado, com o objetivo de contribuir para o entendimento da história do povoamento de Minas e das Américas.

História dos povos e da Astronomia

A história da astronomia pode ser contada desde a pré-história, através de monumentos, construções e diversas marcas deixadas pelo ser humano em sua relação com o céu e com os astros. A observação das estrelas tornou possível a marcação do tempo, das estações do ano e de padrões climáticos, entre tantas outras noções e estruturas culturais nas sociedades.

O grupo Gaia, com coordenação do professor Peter Leroy, inaugurou recentemente a linha de pesquisa em arqueoastronomia, ciência que estuda os sítios arqueológicos, suas construções e a relação com a observação astronômica.

Nesse Ondas da Ciência, confira entrevista com o físico e professor da PUC Minas, Peter Leroy!

 

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/321121102″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Tags

Artigos Relacionados