Parto seguro e amamentação

Atualizado em 8/09/2012

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/59197114″ iframe=”true” /]

.

Se você pretende ter um filho, já parou para planejar como esse momento deverá ser? No hospital, mesmo? Com seu companheiro ou outra pessoa ao seu lado? Qual a primeira roupa do neném ou quando começar a amamentação, por exemplo? Ondas da Ciência (#40) conversa com as coordenadoras do projeto “Promoção do Nascimento Seguro e da Amamentação”, as enfermeiras Eunice Francisca Martins e Kleyde Valentina de Souza.

PROMOÇÃO – ministério, secretarias de saúde, órgãos e agências internacionais publicam cartilhas dirigidas ao público leigo. O Unicef, por exemplo, disponibiliza em seu site o Kit Família Fortalecida. Série que tira dúvidas, lembrando dimensão saudável da vida familiar, em comunidade e apoio governamental – Reprodução Unicef.org/brazil

Professoras do departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG (+), elas contam que o objetivo do projeto é discutir as questões relacionadas à maternidade, desde o pré-natal, preparo para o parto e cuidados com o bebê, como a amamentação, dentre outros.

E analisam uma corrente que cresce em várias áreas da saúde, dentre elas a enfermagem especializada, que contesta o que se convencionou chamar de medicalização do parto (ou do nascimento). E também dão dicas, que podem ser resumidas em “preparem-se!” Mulheres e homens “grávidos”.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde (desde 1985, por sinal), é preciso que seja assegurado – a toda mulher -, tanto o direito fundamental de assistência pré-natal – adequada -, quanto o papel central em todos os aspectos relacionados a seu parto, desde o planejamento, execução e avaliação dos cuidados, assim como quais fatores sociais, emocionais e psicológicos são decisivos para a compreensão e implementação da atenção pré-natal.

“Não há justificativa, em qualquer região geográfica específica, para ter mais de 10-15% de nascimentos por cesárea”, afirma a OMS, que recomenda ainda a “elaboração de um plano pessoal da mulher que determine onde e por quem será assistido o nascimento, a ser realizado em conjunto com seu companheiro e, se possível, com o restante da família e, dentre outras, “respeitar a escolha informada pelas mulheres do local do nascimento”.

O Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, dirige a leigos uma série de cartilhas que orientam desde o pré-natal até os 6 anos de idade da criança, o kit “Família Brasileira Fortalecida” e o álbum “Promovendo o Aleitamento Materno“, numa tentativa de de tirar dúvidas e ajudar a superar os desafios de cuidar de seus filhos o melhor possível.

.

Clique aqui e ouça o outro post da Série Parto Seguro e Amamentação

Leia mais
Orientações gerais referentes ao aleitamento materno [htm] (Site Unicef)

Recomendações  da OMS para o parto normal [htm] (Site Amigas do Parto)

Care in normal birth – WHO (1996)  [pdf 182Kb] (Download)

.

Trilha sonora: Alien_tomb_explorers.mp3 [Freesoundtrackmusic.com]

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um comentário em “Parto seguro e amamentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *