Gatos são líquidos

Embora #meme tenha se tornado termo constante na web a partir de 2001, foi em 2011 que se popularizou de forma crescente, como mostra o gráfico do Google Trends.

meme

Há algum tempo, tornaram-se também objeto de estudo de diversos campos do conhecimento, principalmente a comunicação, caso do #MuseudeMemes, da Universidade Federal Fluminense.

De acordo com o site do projeto, o termo foi empregado pela primeira vez pelo etólogo Richard Dawkins no livro “O Gene Egoísta”, de 1976. Dawkins adaptou a raiz grega mimeme para definir os processos de evolução e replicação cultural, quando desenvolveu sua tese sobre determinismo genético.

Na definição original de Dawkins, memes são ideias que se propagam pela sociedade e redes sociais e sustentem determinados ritos ou padrões culturais.

O projeto #MUSEUdeMEMES surgiu em 2011, a partir da criação de um cineclube voltado para o debate sobre a cultura contemporânea e as tecnologias da comunicação. Foi transformado em um memeclube,  “espaço para discussão sobre o fenômeno dos memes e as práticas de cooperação, conflito e construção de identidades e representações coletivas no ambiente das comunidades virtuais”, segundo definição de seus criadores.

meme (uma abreviação do grego μίμημα [míːmɛːma]) · é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas. memes são geralmente efêmeros mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória

Outro artigo do mesmo autor, também publicado no periódico da UFMG, tem como título #Selfienaurna, memes, imagens e fenômenos: uma proposta multimodal se semiótico-social de análise e analisa os padrões de propagação de práticas linguístico-midiáticas, em forma de selfie, que se tornaram alvo de proibição nas cabinas de votação por parte da Justiça Eleitoral brasileira, a partir da eleição de 2014.

Viralização dos memes

Memes sobre ciência

Quer conhecer alguns memes virais sobre ciência? Acesse nosso perfil no Instagram. Nos próximos dias, estaremos publicando uma série de memes com temas científicos.

Para saber mais