Olhe para o céu

Já reparou como a Lua está linda essa semana? Ontem, tive o privilégio de olhá-la bem de perto, pelas lentes do novo telescópio adquirido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O aparelho foi comprado com recursos do edital 20/2009 (Astronomia) da FAPEMIG e chegou há apenas alguns meses. Estava no Departamento de Física e, agora, está sendo usado para a divulgação científica no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, prédio que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Além da Lua, grande e brilhante, também vimos o planeta Saturno. Muito bonito, os anéis parecem ter sido desenhados. Não conheço muito de telescópios, mas esse parece ter um ótimo alcance, oferecendo imagens nítidas e belas – será um excelente instrumento para o ensino e a divulgação. Nada como aprender dessa forma!

Para quem gosta de astronomia, fica a dica: o terraço astronômico do Espaço TIM UFMG do Conhecimento funciona nas quintas à noite, das 19h às 21h30, para observação do céu. O local comporta até 120 pessoas, por isso são distribuídas senhas na portaria, de acordo com a ordem de chegada. Além do terraço, o 5º andar do prédio também abriga um planetário. Durante todo o dia, em horários já definidos, são exibidos filmes sobre o universo.

Ótima dica para quem está de férias, não é?

No site http://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/é possível encontrar outras informações, como horário de funcionamento, exposições que estão no local e programação do mês.

No terraço astronômico da UFMG, uma espiada na Lua cheia e brilhante (foi a melhor imagem que consegui com meu celular...)
Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *