O que haveria em comum entre Chefes de cozinha e Professores de Ciências ?

Esta foi a pergunta inicial de cinco pesquisadores das universidade federais do Triângulo Mineiro e do Amazonas. 

Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniervelin Renata Marques Pereira,Tânia Halley Oliveira Pinto e Rafael Salgado Silva resolveram descobrir e,  juntos, criaram o projeto “Praticando Ciências na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares”.

Eles se dedicaram, durante o ano de 2015, a experimentar e refletir sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem utilizando experiências culinárias.

Para isso, uniram saberes das disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa relacionados  ao que chamaram de “saberes e fazeres presentes no cotidiano de uma cozinha”.

Curiosa/o?

Então, nesta matéria, vamos falar sobre as descobertas desta turma de pesquisadores e indicar os caminhos para se divertir e aprender sem sair de casa!

O que pesquisar?

Os pesquisadores mineiros e amazonense trabalharam, entre outros, os seguintes tópicos:

  • a ciência dos pães e bolos
  • especiarias
  • enlatados
  • conservação de alimentos
  • bebidas
  • sobremesas

Vamos ver o que eles observaram, em cada um destes processos, e como essas pesquisas podem inspirar as suas próprias descobertas.

Pães e bolos

Ao preparar as receitas e observar o crescimento da massa, é possível descobrir sobre  aspectos biológicos e químicos presentes nos processos de fermentação, bem como a própria definição de fermento e a diferenciação entre os tipos que existem (químico, biológico e físico), as reações do uso dessa substância nas massas e o papel do glúten no crescimento da massa do pão.

Várias perguntas podem ser respondidas a partir de leituras e vídeos disponíveis na internet.

Por que o fermento químico é adicionado por último à massa?
Por que o fermento biológico é colocado antes e necessita de um tempo fora do forno para fazer efeito?
Por que quando estamos fazendo um bolo não podemos abrir o forno até determinado momento?
Por que a massa de pão cresce mais rápido em dias quentes?

Precisa de uma mãozinha? Leia a matéria que fizemos aqui no Minas Faz Ciência sobre a ciência dos pães e bolos.

Especiarias

Fonte: Pixabay

Ao estudar as especiarias na cozinha, primeiro é preciso discutir  um pouco de história. Afinal, as expansões comercial e marítima europeia, do século XV, foram responsáveis por espalhar vários temperos e receitas pelo mundo.

Que tal pesquisar sobre as propriedades de cada uma destas especiarias, de onde vieram, qual seu nome científico e quais as suas propriedades?

  • manjericão
  • salsinha
  • alho
  • canela da china
  • cravo da índia
  • cebola
  • cebolinha
  • gengibre
  • hortelã
  • orégano
  • pimenta

Saiba mais:
– Conheça a rota das especiarias
– As especiarias (Britannica)

Embalagens

Fonte: Pixabay

Você pode aprender muitas coisas a partir da forma como os produtos são embalados. 

Tem produto enlatado na sua casa? O que pode ser vendido como produto neste tipo de embalagem? São opções mais saudáveis ou é melhor comprar os produtos em sua forma natural? O que conserva o produto dentro das latas? Quais os ingredientes listados no rótulo? Por que as latas amassadas comprometem o alimento? E se a lata enferrujar? Que doença uma lata enferrujada pode causar?

Quais as alternativas mais saudáveis para embalar alimentos?

Saiba mais:
– Por que as caixas de sucos são quadradas e as latas de refrigerante são cilíndricas?
– Embalagens sustentáveis

Conservação dos alimentos

Já observou a data de vencimento dos alimentos e o que diz o rótulo sobre a sua armazenagem? Qual a diferença entre armazenar um produto fechado e depois de aberto? O que um alimento estragado pode causar ao ser humano? O que as diferentes embalagens podem provocar ao meio ambiente?

Nossa! Pesquisa para quase um mês, né?

Saiba mais:
– Como ler os rótulos dos alimentos?

Bebidas

Fonte: Pixabay

Agora, vamos seguir as dicas dos pesquisadores, para aprender mais sobre as bebidas.

Tem refrigerantes e sucos prontos na dispensa? Então observe em os rótulos, pesquise sobre os produtos e se eles fazem bem ou mal ao seu organismo. Também procure saber sobre a história dos refrigerantes!

Saiba mais:
– Suco natural, integral, reconstituído ou néctar?
– História dos refrigerantes

Sobremesas

Fonte: Pixabay

Chegamos às delícias da cozinha! 

Vamos começar pelas gelatinas! Qual a sua origem, como é fabricada, sua composição química e nutricional? Afinal, gelatina faz bem?

E o sorvete? Qual a composição? O que diferencia o congelamento do sorvete do congelamento de um picolé?

Outra pergunta curiosa: de onde vem a palavra sobremesa?

Puxa! Quantas perguntas interessantes nesta pesquisa, não é mesmo?

Agora, que tal fazer o seu próprio sorvete?