Saiba quais são os impactos do isolamento social

Você já assistiu a um programa de reality show e pensou como seria viver aquela experiência? Pois saiba que o novo coronavírus tornou pelo menos uma parte disso possível.

Como assim? Não está entendo? Calma, eu explico.

De acordo com Claudio Paixão, doutor em Psicologia Social e Coordenador do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) da Escola de Ciência da Informação da UFMG, este momento pode ser comparado a um reality show, como o Big Brother, espetáculo de TV no qual as pessoas ficam confinadas em um ambiente fechado – sim, o famoso isolamento social.

Como eles acontecem por um tempo longo, e os participantes vão saindo, temos exemplos de como as pessoas lidam com várias questões. “Desde viver com muitas ou poucas pessoas confinadas, dividir espaços, até compartilhar objetos e comida”, conta.

Segundo o psicólogo, tudo isso tem um impacto muito grande na vida das pessoas.

“Vivemos com outras pessoas, mas não estamos acostumados a viver o tempo todo com elas”, destaca.

impacto do isolamento social causado pelo coronavírus
Realizar tarefas domésticas com as crianças é uma forma de afastar o tédio do isolamento. Foto: Pixabay

Acontece que, quando saíamos de casa, a gente se distraía de uma série de pensamentos e frustrações. Agora, acaba que isso fica retido e ‘espirra’ nas pessoas próximas, que também espirram em você os pensamentos dela.

“Tudo fica muito intenso”, explica o psicólogo.

OPORTUNIDADE DE APRENDER

Ok! Já sabemos que ficar confinado é chato, mas tem alguma coisa legal no isolamento?

Bem, você se tornar um super-herói, protegendo não apenas você, mas também aqueles que ama, já que o isolamento social é a forma mais eficaz para conter o avanço da Covid-19. Além disso, é uma ótima oportunidade para aprender!

Claudio lembra, inclusive, que existem vários cursinhos online pela internet e vídeos que ajudam a praticar exercícios. Confira as dicas do Minas faz Ciência Infantil para aproveitar o tempo aprendendo.

Outra possibilidade, para o psicólogo, é os pais ensinarem as crianças a cuidar da casa.

“Cozinhar com os pais, ou aprender juntos a cozinhar, é muito bacana, porque vocês buscam na internet uma receita e acertam, ou erram, juntos. Se ficar ruim tudo bem, mas se ficar bom, é uma vitória. É a oportunidade de se aproximar das pessoas”, conta Paixão. 

impacto do isolamento social causado pelo coronavírus
Segundo Claudio Paixão, mesmo as crianças que não gostam de ler, muitas vezes gostam de ouvir histórias. Foto: Pixabay

CONTA UMA HISTÓRIA

Para Claudio Paixão, esse momento de isolamento também pode ser um momento para histórias. Outra forma de aprender, e ensinar, a ‘contação’ de histórias é divertida e fácil.

Afinal, a pessoa não precisa ser um mestre ou doutor para contar histórias, basta querer e saber de alguma coisa legal.

“É a oportunidade de conversarmos. É tempo de sentarmos em volta de uma fogueira, de mentirinha, e nos reencontrarmos com a família. Ouvir aquelas histórias que a gente nunca teve tempo e agora tem”, conta Claudio.

QUARENTENA CIENTÍFICA

Claro que jogar videogame é muito legal, mas que tal usar esse tempinho para aprender mais sobre ciência?

Como? Por meio dos canais e eventos que misturam cultura pop com a ciência.  Confira as nossas dicas!

Marcha Digital Pela Ciência em Minas Gerais

Você já ouviu falar na Marcha Pela Ciência? O evento, que acontece todos os anos, teve de se reinventar em tempos de coronavírus. E adivinha? Neste ano, ele será online. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a versão digital mineira terá início no dia 07 de maio. Evento bacana para ficar de olho.

Pint Of Science – online

Por conta da pandemia o evento, que busca levar a ciência para a famosa conversa de bar, foi adiado para setembro. Mas – para a nossa alegria – eles resolveram realizar o ‘Pint Online’ nos dias 11,12 e 13 de maio. Mais informações aqui.

Atila Iamarino

Provavelmente, o biólogo e divulgador científico mais badalado do momento, Atila se tornou uma grande referência nesse momento de coronavírus. Além do canal Nerdologia, o biólogo também está com uma série de vídeos sobre o novo vírus, e realiza diversas lives.

Canal do Espaço do conhecimento

Você já se perguntou como os gregos antigos acreditavam que o mundo foi criado? E os povos indígenas? No canal do Museu Espaço do conhecimento você fica sabendo. Nele, você confere uma série de vídeos com ‘contações’ de histórias, além dos bastirodes de exposições. Veja aqui.

Aproveite e faça um tour pelo Museu, sem sair de casa, no projeto 360° do Minas Faz Ciência Infantil.

Histórias de Ninar para pequenos Cientistas

Claro que não poderia ficar de fora dessa lista, a nova série de podcasts do Minas Faz Ciência Infantil. A série apresenta, a cada episódio, uma história da ciência, tudo  de forma bem divertida e leve. Quatro episódios já estão no ar, ‘bora’ ouvir!

Gostou do tema? Aproveita que está em casa e dê uma olhada também nessa seleção de programas da Netflix que abordam ciências.

Sobre o(a) autor(a)

Tuany Alves

Tuany Alves

Jornalista, com pós-graduação em Jornalismo em Ambientes Digitais, apaixonada por descobrir coisas novas. Entre seus campos de pesquisa estão gênero e ciência.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks