Para despertar o interesse de estudantes de escolas públicas e privadas de Minas Gerais pela vida acadêmica, Janaína de Paula, que é técnica de laboratório do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, criou o projeto de extensão 1000 futuros Cientistas.

Janaína é formada em Química pela UFMG, especialista em Recursos Hídricos também pela UFMG e, atualmente, cursa pós graduação em Inovação na mesma Universidade. Desde 2004, trabalha no Departamento de Química, auxiliando nas aulas práticas de Físico-Química, além de participar de várias bancas, comissões, orientações, brigada de emergência e outras funções. Ela também é mão de dois filhos!

O projeto funciona assim: grupos de estudantes chegam ao campus da Universidade depois de agendarem uma visita pelo site e encontram as portas do Departamento de Química abertas e as bancadas dos laboratórios preparadas para realizar experimentos e aprender sobre química na prática.

Durante as visitas, eles são acompanhados por monitores voluntários e recebem informações sobre segurança e uso dos equipamentos do laboratório. Depois, realizam, com supervisão, experimentos químicos simples.

“Começou com o desejo de ampliar o debate da Universidade com as escolas e de trazer esses alunos para o ambiente acadêmico. Como a maioria das escolas, principalmente as públicas, não possuem equipamentos para o ensino prático, abrimos as portas dos laboratórios para que esses jovens tenham breve contato com esses espaços”, explica Janaína.

O projeto conta com apoio e participação de vários colegas que também sentiam falta de fazer atividades voltadas para a comunidade externa

experimentação possui um papel relevante no ensino de Química e das Ciências. As atividades facilitam o entendimento de conceitos abstratos e o contato com o ambiente universitário e com os laboratórios pode despertar o interesse pelas profissões relacionadas às ciências.

Estudantes envolvidos nos experimentos. Foto: Reprodução Flickr / Projeto 1000 Futuros Cientistas

“As universidades precisam estreitar os laços com a sociedade, que é a principal financiadora dessas instituições, seja por meio das mídias sociais, seja por abertura do campus, seja pela popularização da ciência na vida das pessoas. As universidades devem mostrar o quão importante são os trabalhos que desenvolvem para o progresso social, econômico e ambiental. Quando a sociedade se sentir integrada às instituições de ensino superior e reconhecer as ações desenvolvidas nesses ambientes como essenciais para o crescimento sustentável do país, poderá atuar como protagonista na defesa das universidades públicas”, defende.

Como tudo aconteceu…

Foi um sucesso logo de cara! O projeto começou a receber as escolas em outubro de 2018, e foram cinco escolas atendidas até novembro.

Em todas as visitas, os alunos responderam um questionário e falaram da grande satisfação em conhecer as dependências do Departamento de Química e descobrir o mundo dos laboratórios da UFMG.

“Para a maioria dos estudantes, foi a primeira vez que visitaram um laboratório. Já para nossos alunos de graduação e pós-graduação, o projeto tem sido um diferencial para vivenciar a docência, somando um aprendizado social muito grande”, conta Janaína.

318 estudantes da educação básica já participaram do projeto e podem se tornar futuros cientistas, com a ajuda de 34 monitores, entre alunos de graduação e pós-graduação, que atuaram como colaboradores.

Todas as atividades são feitas com a supervisão de adultos. Foto: Reprodução / Flickr / 1000 Futuros Cientistas

Como participar?

Ficou interessado e quer visitar os laboratórios com sua turma da escola?

Há uma fila de espera de visitas programadas para o próximo ano, mas Janaína afirma que, para 2019, o intuito é expandir, atrair mais escolas e, consequentemente, novos alunos.

“Nossa intenção é tornar o programa regular e ampliá-lo para outras unidades acadêmicas”, revela a coordenadora. “Vamos nos esforçar para atender a demanda da sociedade, que superou nossas expectativas”.

O projeto volta a receber as escolas em fevereiro de 2019 e até dezembro  já tem duas escolas agendadas por mês.

Como as escolas interessadas podem participar?

O projeto está previsto para acontecer até 2020, no entanto, as inscrições estão temporariamente suspensas, pois já existem escolas em número superior às datas disponíveis para as visitas em 2019.

Para saber quando novas vagas estarão abertas, fique ligado na página do Departamento de Química www.qui.ufmg.br/departamento/visitacao.

Foto: Foca Lisboa / 1000 Futuros Cientistas

A TV UFMG acompanhou a última visita de 2018. Assista ao vídeo: