Virosfera: redes e conexões entre vírus


Publicado em 31/10/2019 às 16:56 | Por Luiza Lages

Foto: Arquivo pessoal/Rodrigo Rodrigues

Capazes de infectar animais, plantas, bactérias e qualquer outro organismo vivo, os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta. “Chamamos de virosfera o conjunto de vírus que existe no planeta. Estima-se que há uma tonelada de partículas do organismo. É uma alusão à biosfera, que representa tudo o que existe de vida no planeta”, explica Rodrigo Araújo Lima Rodrigues, pesquisador Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A rede de interações na virosfera ainda é pouco estudada. Por meio de análises experimentais, em bancada de laboratório, e de ferramentas de bioinformática, Rodrigues obteve uma visão dessas conexões e da distribuição de diferentes grupos virais pelo planeta. Sua tese de doutorado mostrou uma virosfera antropocêntrica. “Basicamente, o que a gente conhece de vírus hoje está relacionado ao afeta o ser humano”, diz o pesquisador.

Rodrigues foi um dos vencedores do Grande Prêmio UFMG de Teses, na área Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde. Sua tese Análise extensiva da virosfera e seus hospedeiros: avançando na sistemática, genômica e transcriptônica de vírus gigante teve a orientação do professor Jônatas Santos Abrahão, do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, da UFMG.

Confira, no Ondas da Ciência!

Tags