Fake news e o poder de uma mentira bem contada

As fake news e o poder de uma mentira bem contada são o tema da próxima edição do evento UFMG Talks, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apresentadas sob forma de notícias, essas informações tendenciosas se espalham em velocidade cada vez maior pelas redes sociais.

Tais informações falsasinterferem no cenário político, na saúde pública e até mesmo na credibilidade das pesquisas científicas.

O termo fake news foi eleito como a expressão do ano em 2017, devido ao súbito aumento da sua utilização.

As fake news em debate

Para discutir o tema, a próxima edição do UFMG Talks vai conversar com os professores Fabrício Benevenuto e Geane Alzamora no dia 9 de outubro, a partir das 19h.

Ao abordarem pesquisas desenvolvidas na Universidade, eles discutirão quais as melhores práticas e que estratégias devem ser adotadas para enfrentar este problema e distinguir informações falsas de conteúdos confiáveis.

Fake news e o poder na política

Sob a alegação de que as chamadas “notícias falsas” já são uma das principais ameaças à democracia, senadores e deputados aprovaram a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a CPI das Fake News.

A CPI vai realizar audiências públicas com especialistas e autoridades, missões externas, sessões de debates e reuniões técnicas e administrativas.

Essa comissão também investigará a criação de perfis falsos e ataques cibernéticos nas diversas redes sociais.

A expectativa é que pesquisas desenvolvidas nas universidades qualifiquem este debate sobre o tema.

Como participar do UFMG Talks?

O UFMG Talks tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria do CCBB no dia do evento, a partir das 18h, sujeito à lotação.

Após uma breve apresentação de cada professor, o encontro abre o debate para o público.

Conheça os convidados

Professor Fabricio Benevenuto. Foto de Julia Duarte.

Fabrício Benevenuto é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Ele desenvolve projetos de medição e modelagem do comportamento de usuários nas redes sociais on-line.

Cursou graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em ciência da computação na UFMG. Em 2011, recebeu o prêmio Capes de Teses.

Foi pesquisador visitante no HP Research Labs em Palo Alto, nos Estados Unidos, e no Instituto Max Planck, na Alemanha, onde recebeu a prestigiosa bolsa da Humboldt Foundation.

Professora Geane Alzamora. Foto de Raphaella Dias.

Geane Alzamora é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Atua nas áreas de semiótica e teorias do jornalismo, com foco na dinâmica transmídia, na rede intermídia e no jornalismo multiplataforma.

Graduou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela PUC Minas (1990) e cursou mestrado (1996) e doutorado (2005) em comunicação e semiótica na PUC-SP.

Fez estágio doutoral (2003-2004) na Universität Kassel, na Alemanha, e estágio de pós-doutorado (2014-2015) na Universitat Pompeu Fabra, na Espanha.

É integrante do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM).

Sobre o UFMG Talks

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Uma vez por mês, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil se transforma no palco da ciência e recebe pesquisadores para uma conversa descontraída que aproxime o público da ciência.

O projeto tem entrada gratuita e é inspirado no formato TED (sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design).

Leia sobre os eventos anteriores aqui.

Para assistir depois

Com duração de 60 minutos, o UFMG Talks é disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (ufmg.br/prpq/ufmgtalks).

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *