7ª edição do Fala Ciência está com inscrições abertas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realizam, no dia 27 de junho, o 7º Fala Ciência: Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

O evento é destinado a divulgadores das ciências e demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer seu cadastro via formulário do Sympla, disponível aqui.

Leia aqui sobre as edições anteriores do Fala Ciência.

Conheça os palestrantes:

A palestra de abertura abordará o tema Comunicação (da ciência) em momentos de crise. Quem fala é o professor e pesquisador Rennan Mafra, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Em seguida, a doutoranda e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Polyana Inácio Rezende Silva, vai falar sobre Cultura Maker.

A ideia de Polyana é explorar os princípios da cultura maker, mas revisitar aspectos discutidos na filosofia da tecnologia. Conceitos de ciência(s) que buscam superar a mirada positivista também estarão em pauta.

Nos processos sociais, observamos delegações múltiplas nas relações entre ciência, tendências tecnológicas e entidades criativas. Falaremos sobre como os laboratórios digitais de fabricação digital (FabLabs) corporificam a cultura maker, materializando ações e metodologias colaborativas – Polyana Inácio.

Oficinas de divulgação científica

Durante o evento, também serão realizadas oficinas de fotografia, filmagem, comunicação, storytelling e produção de podcast.

A oficina de podcast será ministrada pelo professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Phellipy Jácome, e pela jornalista Luiza Lages, responsável pela série Ondas da Ciência.

Serão abordadas as particularidades da comunicação da ciência em podcasts, com exemplos diversos, discussão sobre técnica, conteúdo e forma.

A oficina também incluirá noções práticas básicas sobre produção, edição e veiculação.

Para a jornalista, o evento é uma oportunidade para fomentar o debate sobre os caminhos possíveis para a divulgação das ciências em podcasts.

“Nesse cenário, os podcasts de ciência aparecem como uma alternativa com grande potencial para experimentação e ganho de público. Espero que a oficina consiga transmitir esse potencial dos podcasts e munir os participantes de curiosidade e de ferramentas básicas para se aventurar com esse formato”, afirma Luiza Lages.

Confira a programação completa:

9h: Abertura

9h30: Palestra – Comunicação (da ciência) em momentos de crise. Rennan Mafra, pesquisador e professor do Departamento de Comunicação Social da UFV.

10h45: Palestra – Cultura Maker, Ciência(s) e Tendências tecnológicas: experiência criativa com a tecnologia na contemporaneidade. Polyana Inácio Rezende Silva, pesquisadora da UFMG.

12h: Intervalo para almoço

14h às 17h: OFICINAS

(Atividades simultâneas: o participante deve optar pela oficina de seu interesse)

  • A ciência nas ondas do rádio: podcasts de divulgação científica. Luiza Lages, jornalista e pesquisadora, responsável pelo podcast Ondas da Ciência.
  • A arte de fotografar e filmar para promover a divulgação cientifica. Jota Santos, ilustrador, animador e filmmaker da Fundação Ezequiel Dias (Funed)
  • Storytelling: como contar histórias. Renata Faber, publicitária, jornalista e escritora, fundadora da Gaveta de Histórias.
  • Ciência e empreendedorismo: a comunicação como valor. Flávia Fonseca e Verônica Anselmo, da Tinno Comunicação, empresa especializada em CT&I.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Onde e quando?

A 7ª edição do Fala Ciência será realizada no dia 27/06, de 9h às 17h.

A sede da FAPEMIG fica na Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto.

Banner de programação da 7ª edição do Fala Ciência
Programação do 7º Fala Ciência
Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *