Pesquisadores lançam podcast sobre saberes em comunicação

Lançado neste primeiro semestre de 2019, o Teoria em Prosa é um podcast desenvolvido por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para falar sobre empirias e teorias em comunicação.

Definido como “espaço sonoro para divulgação científica e diálogo de saberes”, o projeto visa a aproximação entre Academia e sociedade.

A cada programa, um pesquisador é entrevistado sobre um trabalho recém-publicado.

O projeto reúne as pesquisadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades, Camila Alves Mantovani e Sônia Pessoa.

Também fazem parte os professores Phellipy Jácome e Bruno Souza Leal, do Tramas Comunicacionais: Núcleo de Estudos em Narrativa e Experiência.

Dimensão afetiva da pesquisa

O primeiro episódio da atual temporada trata da pesquisa com afetos, ou da dimensão afetiva de pesquisa.

O aspecto é explorado pelo professor Carlos Camargos Mendonça, do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional.

Mendonça discute as potências do afeto em nossas experiências e como realizar pesquisas a partir dessa pesquisa.

Para ele, ação e paixão, corpo e mente, complementam-se na busca pelo conhecimento.

Confira:

Importância dos encontros

Já no segundo episódio, Bruno Souza Leal e Sônia Pessoa entrevistam o professor francês Jean-Luc Moriceau, do Institut Mines-Télécom.

O pesquisador fala de sua aproximação intelectual com o pensador americano Alphonso Lingis.

A partir daí, reflete sobre caminhos da produção de conhecimento e a importância do encontro e dos afetos nesse processo.

Ouça:

Rádio Terceiro Andar 

Além de estar disponível na web, o programa Teoria em Prosa compõe a grade de programação da Rádio Terceiro Andar.

Criado em março de 2017, sob a coordenação da professora Sônia Pessoa, o projeto tem como objetivo dar espaço e voz às questões que envolvem a comunidade universitária.

A rádio conta com produção de alunos de graduação matriculados nas disciplinas “Estudos de Radiojornalismo” e “Rádio e Mídias Digitais” da UFMG.

Ainda participam desse processo os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e os professores do Departamento de Comunicação da instituição.

A equipe do Teoria em Prosa no estúdio da Rádio Terceiro Andar, com seus entrevistados. Foto: Reprodução Facebook / Sônia Pessoa

Clique aqui e navegue pelos conteúdos já produzidos.

Compartilhe nas redes sociais
0Shares