Uma viagem às origens da mídia, navegando das eras gráfica (“desenhos, pinturas, placas”) e oral (“sermões, discursos, teatro”) aos tempos digitais (“web = multimídia”). O livro de Roger Parry remete ao complexo mecanismo evolutivo dos processos humanos de comunicação midiática.

Ao abordar cerca de 3 mil anos de história, o autor revela o modo como os meios “foram moldados pela interação entre política, economia e tecnologia”.

Dividido em três partes, Ascensão da mídia discute “Os elementos básicos da comunicação”, “A jornada da mídia” e “Tudo o que veio antes… e mais”.

Nesta fascinante viagem, os leitores têm a oportunidade não apenas de ampliar seu repertório conceitual acerca das estratégias comunicativas humanas, mas, também, de conhecer nuances ligadas ao desenvolvimento, por exemplo, do teatro, dos livros, dos cartazes, dos sistemas postais, dos jornais e revistas, dos quadrinhos, do cinema, da TV, dos videogames e, claro, da web.

Leia um trecho:

“A estrutura da internet tornou possível a Web como meio. A tecnologia digital, associada a novos equipamentos, como smartphones, e novos conceitos, como o do Facebook, vem mudando nosso modo de vida. As noções de privacidade e equilíbrio editorial encontram-se em xeque. Quanto à internet, é difícil prever que tipo de cenário teremos quando atingir a maturidade. Embora tenha levado várias décadas para que o impacto de inovações como a nova imprensa tipográfica, o telégrafo e a radiodifusão se tornasse plenamente visível, temos a possibilidade, agora, de estudar as lições dessas eras anteriores da mídia para construir um guia para o futuro provável”.

Ficha técnica:

Livro: A ascensão da mídia – A história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google
Autor: Roger Parry
Editora: Campus
Páginas: 398
Ano: 2012