Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza


Publicado em 13/10/2012 às 15:55 | Por Marcus Vinicius dos Santos

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63299378″ params=”” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Este é o tema da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todas as regiões do Brasil, de 15 a 21 de outubro. Somente este ano são mais de 15 mil atividades voltadas principalmente para crianças e adolescentes: exposições diversas, tendas da ciência, Universidades de portas abertas, palestras, debates, feiras de ciências, sessões de vídeos e outras mais, por este brasilzão afora.

Realizada desde 2004, o tema deste ano foi um dos principais assuntos debatidos durante a conferência internacional conhecida como “Rio +20”, realizada pela ONU, em junho de 2012. Em mensagem divulgada pela internet, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, convida todo mundo a participar da iniciativa organizada por seu ministério.

O evento é coordenado pelo diretor do departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do MCTI, professor Ildeu de Castro Moreira, um dos idealizadores e responsável pela implantação e realização da Semana.

A ideia é também incentivar o debate sobre os desafios para se adotar um modelo de desenvolvimento que seja capaz de satisfazer as necessidades que o ser humano criou para si, mas que permita que as gerações futuras tenham recursos para atender suas próprias necessidades e ainda ter uma boa qualidade de vida.

Ondas da Ciência (#46) também ouviu duas profissionais muito importantes para a consolidação das ações de divulgação científica em Minas Gerais, Maria das Graças Rodrigues Brant e a professora da UFMG Maria das Graças Ribeiro, do Museu de Ciências Morfológicas, além de uma estudante de Nova Lima.

Para saber onde estão sendo realizadas atividades da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema este ano será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” visite o site: semanact.mct.gov.br

“A preocupação com o homem e seu destino deve sempre ser o interesse principal de todo esforço técnico. Nunca se esqueçam disso entre seus diagramas e equações”
Albert Einstein, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1921, um dos cientistas mais famosos de todos os tempos.

Leia mais
Interesse de brasileiro por ciência cresce em quatro anos, revela pesquisa (brasil.gov.br) JAN/2011

Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (html)

Trilha sonora: Groovy Mandolin Medium Intro.mp3; Medium synth intro.mp3, World groove.mp3.

Tags