Velhas mídias encontram novos espaços e são transformadas pela internet. O rádio (sua linguagem, formatos e público) não só ganhou canais de veiculação online, como foi reinventado pelos podcasts. Podcast é um programa de áudio, geralmente dividido em uma série de episódios, que pode ser baixado ou ouvido online.

Especialistas falam em uma nova era do rádio com os podcasts, mais expressiva em alguns países, principalmente Estados Unidos. Ainda que pouco explorado no Brasil, com o avanço do uso de smartphones e dispositivos móveis, a produção e o consumo de podcasts têm aumentado também no país.

O termo, que foi cunhado em 2004, é uma junção de iPod (marca do aparelho mp3 da Apple) e broadcast (transmissão). Qualquer pessoa conectada à Internet pode fazer e veicular programas de áudio – e hoje diversos aplicativos e programas online facilitam a distribuição ao público. Isso faz do podcast uma ferramenta de difusão de conteúdo, diverso e inovador em formatos e linguagem.

São muitas abordagens possíveis: jornalísticos, humorísticos, culturais ou lúdicos, os programas tratam dos mais diversos temas, inclusive ciência. Tanto no Brasil como em outros países, pesquisadores e produtores de conteúdo tratam de temas das várias áreas da ciência, em diferentes formatos, para um público crescente de ouvintes.

Conheça alguns desses podcasts:

Alô, Ciência

Podcast voltado para a divulgação científica, que trata de “temas transversais ao mundo científico, levando sempre em conta sua influência e importância na sociedade”. Em diálogos com linguagem informal, constituídos por uma rede de colaboradores, os programas duram geralmente mais de uma hora.

Escute:

Dragões de garagem

Criado em 2012, o Dragões de Garagem é um podcast de divulgação científica que fala de ciência “de forma natural, incentivando o pensamento crítico e a curiosidade dos ouvintes”. Os programas apresentam duração variável, geralmente cerca de uma hora, em que o apresentador conversa com colaboradores. Os episódios são divididos por temas, e os convidados têm formação ou experiência na temática discutida. A linguagem informal e divertida é marca do programa.

Escute:

Fronteiras da Ciência

Projeto do Instituto de Física da UFRGS, na Rádio da Universidade, se define como um “programa que explica como funciona a ciência”. Por ser também veiculado em rádio, o podcast apresenta duração fixa (30 minutos). Pesquisadores são entrevistados para o programa, que traz dois tipos de formato: podcasts temáticos (com debate entre convidados) e entrevistas mais densas com um único convidado.

Escute:

Rock com Ciência

Rock com Ciência é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Rio Paranaíba. O programa é disponibilizado no site da universidade.

Scicast

Podcast do Deviante, formado por equipe interdisciplinar de cerca de 15 colaboradores. Os programas duram cerca de 2 horas, com um apresentador debatendo com convidados, em linguagem informal. O conteúdo é temático e aborda ciência junto a curiosidades e cultura.

Escute:

StarTalk

Para quem tem interesse em ouvir podcasts em outras línguas, o StarTalk é uma dica. É um podcast apresentado pelo popularizador de ciência e astrofísico Neil deGrasse Tyson (conhecido pela série Cosmos: A Spacetime Odyssey). O programa faz uma ponte entre a cultura pop e a ciência. No podcast, o apresentador é acompanhado por uma variedade de co-anfitriões, comediantes, celebridades e outros convidados.

The Infinite Monkey Cage

Outro podcast internacional com convidados de peso e linguagem irreverente é o The Infinite Monkey Cage. O programa aborda grandes conceitos da ciência, com uma seleção de convidados que inclui cientistas, comediantes e inovadores. Os apresentadores são o físico e professor da Universidade de Manchester Brian Cox e o ator e comediante Robin Ince.

Escute:

Conheça também o podcast da Minas Faz Ciência, o Ondas da Ciência! Navegue e escute pelo Soundcloud.