Bibliotecas digitais disponibilizam coleções de música para pesquisa

O Portal de Periódicos da  Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a produção científica nacional e internacional.

Além de artigos, o portal também tem coleções de música à disposição para estudiosos da área. Entre as plataformas do acervo, os usuários encontram dois tesouros das Artes: Alexander Street Press e Grove Music Online.

Clássicos e imortais

A base Alexander Street Press apresenta obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert.

A plataforma inclui ainda conteúdos de artes, filosofia e teologia. A coleção inclui diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens.

Detalhe de trombone. Foto meramente ilustrativa (via Flickr)

Enciclopédia da música

Editada pela Oxford University Press, a Grove Music Online reúne diversas informações da área musical, como biografias, artigos, bibliografias e recursos multimídia.

Por meio da plataforma, também é possível acessar outras obras de referência, como dicionários musicais e enciclopédias.

Como acessar?

Para ter acesso à base de dados da Capes, é preciso estar vinculado a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Música e ciência

O Brasil é um país de enorme diversidade musical, que se reflete também em estudos para variadas áreas. Os fenômenos musicais podem ser observados em cursos de Música e em linhas de pesquisa voltados para a educação cultural, para a performance dos músicos, para o processo criativo, suas relações com a cultura e as técnicas musicais, dentre outras.

Profissionalização dos músicos no Brasil

A lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960, criou a Ordem dos Músicos do Brasil, com a finalidade de acompanhar em todo o país a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Imagem meramente ilustrativa (via Flickr 2.0)

Com informações do Portal de Periódicos da Capes.
Compartilhe nas redes sociais
0Shares

Verônica Soares

Jornalista, Mestre em História, Política e Bens Culturais, com Doutorado em Comunicação Social sobre textualidades midiáticas da divulgação científica em ambientes digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *