O Portal de Periódicos da  Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a produção científica nacional e internacional.

Além de artigos, o portal também tem coleções de música à disposição para estudiosos da área. Entre as plataformas do acervo, os usuários encontram dois tesouros das Artes: Alexander Street Press e Grove Music Online.

Clássicos e imortais

A base Alexander Street Press apresenta obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert.

A plataforma inclui ainda conteúdos de artes, filosofia e teologia. A coleção inclui diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens.

Detalhe de trombone. Foto meramente ilustrativa (via Flickr)

Enciclopédia da música

Editada pela Oxford University Press, a Grove Music Online reúne diversas informações da área musical, como biografias, artigos, bibliografias e recursos multimídia.

Por meio da plataforma, também é possível acessar outras obras de referência, como dicionários musicais e enciclopédias.

Como acessar?

Para ter acesso à base de dados da Capes, é preciso estar vinculado a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Música e ciência

O Brasil é um país de enorme diversidade musical, que se reflete também em estudos para variadas áreas. Os fenômenos musicais podem ser observados em cursos de Música e em linhas de pesquisa voltados para a educação cultural, para a performance dos músicos, para o processo criativo, suas relações com a cultura e as técnicas musicais, dentre outras.

Profissionalização dos músicos no Brasil

A lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960, criou a Ordem dos Músicos do Brasil, com a finalidade de acompanhar em todo o país a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Imagem meramente ilustrativa (via Flickr 2.0)

Com informações do Portal de Periódicos da Capes.