Clubes de Ciência de Harvard chegam a Belo Horizonte

O Brasil vai receber pela primeira vez, em Belo Horizonte, o Clube de Ciência (CdeC), um programa da Universidade de Harvard (EUA) que visa despertar o interesse científico em jovens, por meio de oficinas e mentorias gratuitas oferecidas por pesquisadores de Harvard.

Podem participar estudantes que estão cursando o ensino médio e os dois primeiros anos da graduação. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.clubesdeciencia.com.br, até o dia 4 de junho. Alunos interessados vão participar de uma seleção baseada no interesse e aptidão em relação aos clubes.

Primeira edição de Clubes de Ciência no Brasil

As atividades serão realizadas entre os dias 17 e 22 de julho, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Serão quatro oficinas totalmente gratuitas, abordando temas como células-tronco, edição genômica, epidemiologia, empreendedorismo científico e inovação.

Os clubes terão uma semana de trabalho, cerca de 40 horas, para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades, sem nenhum custo adicional. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração, características essenciais ao líder do século XXI.

Além disso, o projeto pretende motivar e convencer futuros cientistas que é possível fazer ciência de ponta no Brasil.

Reprodução Facebook

Histórico

O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica.

Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, treinando 4.500 estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o Clube de Ciência chega ao Brasil, Paraguai e Peru. A expectativa é de incorporar mais cinco países e 40 mil estudantes até 2020.

SERVIÇO | Programa Clubes de Ciência

Reprodução Facebook

Público: jovens nos dois últimos anos do ensino médio da rede pública e privada e dos dois primeiros anos da graduação.

Inscrições no site: www.clubesdeciencia.com.br

Período de inscrições: 7 de abril a 4 de junho de 2017

Oficinas: julho/2017.

Local: Instituto de Ciências Biológicas – Campus UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627).

Facebook: www.facebook.com/ClubesDeCienciaBrasil

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , ,

Verônica Soares

Jornalista e curiosa! Gosto de ler e estudar sobre comunicação, história e ciências.

2 comentários em “Clubes de Ciência de Harvard chegam a Belo Horizonte

  • 12 de maio de 2017 em 16:04
    Permalink

    Olá, boa tarde! Gostaria muito de participar do programa porque sou apaixonada por biologia, mas tenho uma dúvida quanto ao ingresso. Terminei o ensino médio e o técnico em biotecnologia ano passado e este ano estou dedicada a um preparatório para o auxilio nos vestibulares, tenho oportunidade de participar? Seria muito bom!
    Desde já, agradeço.

    Resposta
    • 12 de maio de 2017 em 17:08
      Permalink

      Oi Rúbia! Entre em contato com os organizadores ou leia no site as regras de participação para saber como fazer parte. Um abraço! 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *