O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançou a 36ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A premiação é concedida anualmente desde 1978 e vai premiar iniciativas que contribuam para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas do grande público.

O prêmio é concedido por meio de um sistema de rodízio de três categorias: Jornalista em Ciência e Tecnologia, Instituição ou Veículo de Comunicação e Pesquisador e Escritor. Em 2016, será premiado o vencedor do último grupo.

premio_jose_reis_01

Os interessados em se candidatar à premiação podem encaminhar até 15 de março exemplares de seus mais relevantes trabalhos de divulgação científica e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), veiculados e difundidos pelas diversas mídias e instrumentos disponíveis: jornais, revistas, livros, internet, mídias sociais, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, teatro, cinema e outros.

As inscrições devem ser encaminhadas ao CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 1, Conjunto B – Bloco B, 1º Andar, Sala 101, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília (DF), CEP 71605-170 até o dia 15 de abril. A candidatura vencedora será conhecida em 31 de maio.

O premiado receberá diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da cerimônia de entrega do prêmio na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de R$ 20 mil. O evento acontece em julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA).

O Prêmio

Criado em 1978, a premiação homenageia o médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e morreu em São Paulo (SP), em 16 de maio de 2002, aos 94 anos.

Fonte: CNPq