Divulgação científica em debate

Arte: Flávia Fiorini
Arte: Flávia Fiorini

No dia 8 de outubro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará em Campinas (SP) o 3º Encontro Mídia e Pesquisa. O evento tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios da divulgação de temas ligados à ciência, tendo em vista incentivar a criação de uma cultura científica no país.

O encontro, de cunho acadêmico e profissional, pretende reunir profissionais e demais interessados no tema, além de pesquisadores, professores e estudantes de jornalismo, comunicação social e áreas afins. Os assuntos a serem debatidos estão estruturados em três mesas redondas. Uma delas irá discutir o papel e a importância da divulgação científica para as organizações de pesquisa. A outra irá tratar da comunicação científica em temas controversos, tendo como exemplo as discussões sobre a Gestão da Água. Já terceira mesa irá apresentar cases de divulgação científica que englobam questões relativas às mídias digitais, ao uso de blogs para divulgação científica, à educação científica lúdica e à divulgação científica na área de mudanças climáticas.

De acordo com a comissão organizadora, “o jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática”. Sendo assim, o evento se coloca como um espaço importante para o debate acerca das estratégias e políticas em torno da popularização da ciência.

Entre os palestrantes estão: Graça Caldas e Susana Oliveira Dias do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor/Unicamp; Marcelo Knobel também da Unicamp; Édison Carlos, do Instituto Trata Brasil; Fabio Leite, jornalista do Estadão; Daniel Medeiros, da Embrapa/Secom; Átila Iamarino, da USP e Ana Carolina de Mattos Zeri, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM/MCTI.

O encontro, que conta com o apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), acontecerá na Embrapa Informática Agropecuária em Campinas, SP. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação. A organização do evento é realizada em parceria com a Embrapa Gestão Territorial (Campinas, SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP).

Clique aqui e confira a programação.

Serviço:
3º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 8 de outubro de 2015
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Embrapa Informática Agropecuária – Av. André Tosello, 209 – Campus da Unicamp, Barão Geraldo, Campinas, SP.

Fonte: Site Embrapa

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , ,

2 comentários em “Divulgação científica em debate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *