UFMG começa testes para liberar novo exame diagnóstico de câncer de próstata

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/113155909″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

.

Obra telaO programa de rádio da Fapemig desta semana aborda o câncer de próstata, tumor mais frequente entre homens e que atinge cerca de 230 mil novos casos por ano.

Uma parceria entre o Centro de Imagem Molecular do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Medicina Molecular da UFMG (CiMol/INCT MM) e o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) quer desenvolver a tecnologia necessária para produção no Brasil de um novo radiofármaco, a F[18] Fluorcolina.

Pacientes voluntários com câncer de próstata serão submetidos a exames de imagem com a substância radioativa, pela primeira vez testada em humanos no país. Como a substância emite radiação, é usada para exames de diagnóstico em tomografias por emissão de pósitrons, conhecidas como PET/CT. A UFMG possui um dos mais modernos desses equipamentos, da América Latina: o GE Discovery 690.

Ao combinar as tomografias computadorizada e por emissão de pósitrons em um só exame, o PET/CT permite precisão na localização anatômica da imagem, o que por sua ver propicia identificar tumores ainda muito pequenos para serem detectados pelos exames convencionais. Isso representa aumento na chance de sobrevida e mais qualidade de vida dos pacientes.

Neste Ondas da Ciência (#85) o médico nuclear Marcelo Mamede, professor do Departamento de Anatomia e Imagem da UFMG,  conta detalhes desta história. Ele destaca também que não adianta procurar atendimento diretamente na sede da pesquisa, pois todos os pacientes serão encaminhados pelos médicos dos serviços de oncologia do Hospital das Clínicas e do Hospital Luxemburgo.

Trilha sonora: Ashes-NoVox-05-TheHandymansLament.mp3, by http://www.joshwoodward.com e funk-machine-short.mp3, by http://www.playonloop.com Creative Commons Free Musics

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Um comentário em “UFMG começa testes para liberar novo exame diagnóstico de câncer de próstata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *