Foto Iván_Melenchón_Serrano_MorgueFileNa verdade, apesar de utilizar músicas, a musicoterapia é um tratamento, que pode envolver apenas duas pessoas, o terapeuta e o paciente, ou toda uma comunidade. Se você já conhece ou se você ainda não sabe exatamente o que é , não pode perder este Ondas da Ciência (#84).

Nele o professor Renato Tocantins  Sampaio, da Escola de Música da UFMG, explica o que é, como funciona e quem pode se beneficiar dessa especialidade, que busca promover a melhoria do bem estar de uma pessoa ou de uma comunidade, no contexto de uma relação terapêutica (é tratamento, mesmo!).

O musicoterapeuta clínico com experiência nas áreas de distúrbios do desenvolvimento e saúde mental, coordenador do projeto de extensão clínica de Musicoterapia da UFMG e ex-presidente do Comitê Latino Americano de Musicoterapia, também dá vários exemplos e dicas, dentre elas de que “é importante prestar mais atenção nas músicas que nos fazem bem”.

Ele falou para Ondas da Ciência logo depois da palestra “A música como terapia, apresentada no projeto Quarta da Saúde, dia 18, na Faculdade de Medicina da UFMG.

.

Mais informações sobre a Clínica de Musicoterapia da UFMG: (31) 3409 7483.

.

Trilha sonora: Ashes-NoVox-01-LetItIn.mp3, by www.joshwoodward.com e POL-todays-news-short.mp3, By www.playonloop.com Creative Commons Free Musics