Sabia que tem um monte de cientistas e estudantes dedicados a tecnologias automotivas em universidades de Minas Gerais? Se você é um apaixonado pelos carros off road, pode conhecer o trabalho desses pesquisadores e quem sabe pensar nisso para escolhas profissionais no futuro! Recentemente, mostramos projetos de construção de aeronaves aqui em nosso estado e hoje vamos falar de carros.

Boa parte dos projetos que envolvem o planejamento, construção e implementação de veículos off road em universidades, são feitos com foco em competições realizadas pelo Baja SAE BRASIL. O programa é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho.

Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde a concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

As provas das competições BAJA SAE Brasil são avaliadas em 1.000 pontos, sendo subdividas entre Avaliações Estáticas (Inspeção Técnica de Segurança, a Verificação de Motor e a Avaliação Técnica de Projeto) e Avaliações Dinâmicas (Aceleração, Velocidade Máxima, Tração, Suspension and Traction e o Enduro de resistência).

O Baja SAE acontece no Brasil desde 1997. Na última competição, Minas Gerais teve três veículos entre os 10 primeiros colocados: equipe Baja UFMG, Cefast Baja CEFET-MG e Komiketo Baja UFSJ. Vamos conhecer essas e algumas outras equipes mineiras:

Foto: Baja UFMG
Foto: Baja UFMG

Baja UFMG

Fundado em 1997, é um projeto extracurricular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formado por alunos de engenharia, que visa projetar, desenvolver e construir protótipos off road. Além de possibilitar a participação nas competições Baja SAE, o projeto promove a convivência com ferramentas de projeto utilizadas em indústrias. Atualmente, a equipe é formada por 27 membros, distribuídos em diferentes núcleos de atuação, que abrangem a engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e Produção.

Foto: Cefast Baja
Foto: Cefast Baja/Divulgação

Cefast Baja – CEFET-MG

A equipe faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) do CEFET-MG. É dividida nos seguintes subsistemas: 1) design: responsável pelo acabamento dos veículos, ergonomia e aerodinâmica; 2) freios: garante a segurança do piloto em situação de emergência, cuida da confiabilidade e performance dos freios; 3) cálculos estrutural: estuda individualmente cada peça do veículo para garantir que não quebrem; 4) suspensão e direção: responsável pela desenvoltura e estabilidade do veículo; 5) powertrain: responsável por projetar sistemas que extraiam o máximo de potência do motor; 6) marketing: fica por conta de divulgar a marca e conseguir patrocinadores para o projeto.

Carro KB06 "Lelê" da equipe komiketo. Foto: komiketo/Divulgação
Carro KB06 “Lelê” da equipe komiketo. Foto: komiketo/Divulgação

Komiketo Baja UFSJ

Projeto extracurricular que vem sendo desenvolvido ininterruptamente na Universidade Federal de São João Del Rei, desde 2008. A missão da equipe é desenvolver e produzir protótipos off road com excelência e de forma sustentável. Querem ser referência de qualidade sem perder o foco em responsabilidade social, respeito pelo meio ambiente e  segurança. A equipe se divide em três setores: núcleo de simulação, engenharia de produto e chassis.

Foto: Baja UFV/ Divulgação
Foto:  UFV Baja/ Divulgação

UFV Baja

A Equipe UFVbaja é um projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa criado em 2008, que abrange os cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Comunicação Social, Ciências Contábeis e Física.

Baja Unifei SB9 durante competição. Foto: Baja Unifei/Divulgação
Baja Unifei SB9 durante competição. Foto: Baja Unifei/Divulgação

Saci Baja Unifei

A equipe Saci surgiu em 1999 e, desde então, projetou e construiu 10 protótipos baja, com os quais participa anualmente de duas competições organizadas pela SAE Brasil. Os membros aprendem colocando em prática o que é visto em sala de aula e também fora dela, pois adquirem experiência em softwares como SolidWorks, Ansys, Adams, Trello, Proteus, CorelDraw, Photoshop, Sony Vegas, entre outros.

Foto: Cerrado Baja UFU/Divulgação
Foto: Cerrado Baja UFU/Divulgação

Cerrado Baja SAE – UFU

Equipe refundada em 2012.  O objetivo é sempre fazer veículos seguros, facilmente transportáveis, de simples manutenção e operação. É uma das atividades extracurriculares mais procuradas pelos estudantes de engenharia, motivados pelo desafio que representam as competições e pelo crescimento profissional.

 

Sobre o(a) autor(a)

Luana Cruz

Luana Cruz

Jornalista, professora e pesquisadora. É mãe dos gêmeos Martin e Heitor.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks