O que é a leptospirose

Leptospirose é uma infecção muito forte, causada por uma bactéria transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos.

Transmissão

Durante as enchentes, a urina de roedores presente nos esgotos e bueiros mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tiver contato com essa água ou lama contaminada pode se infectar.

Animais como bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem.

A bactéria Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente por arranhões ou ferimentos, e também pela pele íntegra, imersa por longos períodos na água ou lama contaminada.

Sintomas

Os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, exantemas (manchas vermelhas no corpo), meningite.

Alerta da Funed

O responsável técnico pelos diagnósticos da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, Max Assunção, alerta para um grande aumento no volume de amostras analisadas entre 2011 e 2017. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados no estado de Minas Gerais, entre 2011 e 2017, 785 casos de leptospirose e 92 mortes.

Prevenção e controle

Para controlar e prevenir a doença, os técnicos da Funed alertam para a necessidade de controlar a população de roedores, reduzir o risco de exposição às águas e lama de enchentes. Além disso:

lepto_prevencao

 

  • Com informações da assessoria de comunicação da Funed
  • Ilustrações: Ministério da Saúde