Segurança pública é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa

Na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, programa será sobre aumento do encarceramento e o papel das polícias durante a pandemia da Covid-19

“Dizem que ela existe para proteger / Eu sei que ela pode te parar / Eu sei que ela pode te prender / Polícia para quem precisa de polícia”. Os versos da canção Polícia, do grupo Titãs, do terceiro álbum da banda, Cabeça Dinossauro, de 1986, são provocativos. As frases, afirmativas na forma, transmutam-se em indagação: Quem precisa de polícia? Quando a polícia se faz precisa? Ao mesmo tempo, manifestam a dúvida do autor, o músico e escritor Tony Bellotto: Polícia, para quem?

A segurança pública é uma temática instigante. No próximo UFMG Talks em casa, Ludmila Ribeiro, da Sociologia, e José Luiz Quadros, do Direito, ambos professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, refletem sobre o papel das forças de segurança e os desafios enfrentados pelos policiais durante a pandemia do novo coronavírus: o aumento da violência doméstica, a necessidade de fechar estabelecimentos comerciais e impedir a circulação de pessoas em todos os lugares. O programa ainda vai debater sobre o aumento do encarceramento e a produção de estudos para auxiliar a proposição de políticas públicas.

Professora do Departamento de Sociologia da UFMG, Ludmila Ribeiro é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, o CRISP, onde coordena pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, policiamento e justiça criminal. Professor do Departamento de Direito Público, José Luiz Quadros foi Procurador Geral da UFMG e atua principalmente nas áreas de plurinacionalidade, diversidade, democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição.

O UFMG Talks em casa sobre segurança pública acontece na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube  e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Serviço

UFMG Talks em casa

Segurança pública: do Estado Moderno à pandemia da covid-19

Data:  6 de outubro às 19h (terça-feira)

Convidados: Ludmila Ribeiro e José Luiz Quadros

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube  e pela página da UFMG no Facebook.

 

Conteúdo Relacionado