Luz, Ciência e Vida na SNCT

De hoje até 25 de outubro, instituições de ensino e pesquisa por todo o Brasil se mobilizam pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação e popularização científica do país, que tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.

O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é “Luz, Ciência e Vida”. Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Clique aqui e saiba mais sobre a SNCT.

Todos os eventos são gratuitos e a edição 2015 já tem recorde histórico de instituições inscritas. Entre as novidades, os visitantes poderão contar com um aplicativo para telefones e tablets para encontrar as atividades, consultar a programação e até compartilhar sua experiência em fotos.

APPP-semana-tw

O aplicativo pode ser encontrado para dispositivos Android na Google Play e para iPhone e iPad na App Store.

Minas Gerais

Haverá uma solenidade de abertura da semana nesta segunda-feira, às 18h, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correia e demais autoridades.

Durante a cerimônia, serão anunciados o Edital de Popularização da Ciência e das Estruturas de Comunicação. O evento também contará com a apresentação da Rede Mineira de Comunicação da Ciência e divulgação do I Workshop  em Comunicação e Divulgação da Ciência, que será realizado no dia 11 de novembro, no auditório da FAPEMIG.

Ainda no lançamento da SNCT, será realizada homenagem póstuma e entrega de placas a família das pesquisadoras e popularizadoras da ciência Maria das Graças Ribeiro e Virgínia Schall, falecidas neste ano de 2015. Ambas fizeram parte do Conselho Executivo do Pop Ciência e contribuíram na organização de grandes eventos em muitas edições da SNCT.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado