Megatendências para o futuro

Foi lançado ontem, 14/10, pelo Ipea, o livro Megatendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?, organizado por Elaine Coutinho Marcial, coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento do Instituto.

Acesse o livro em PDF ou EPUB.

A publicação visa contribuir para um debate de longo prazo sobre o Brasil e apresenta 26 megatendências que devem moldar o contexto mundial até 2030 nas áreas de população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente, segundo a perspectiva de entidades e personalidades de prestígio internacional.

Quais as oportunidades e as ameaças para o Brasil que essas megatendências mundiais trazem? Qual deverá ser o posicionamento do Brasil frente a essas megatendências mundiais? Esses são alguns dos questionamentos levantados pelos autores, que deverão ser respondidos com base na análise das 202 sementes de futuro apresentadas na obra.

Até 2100

A publicação é o produto inicial de um projeto com duração de sete anos, que apresentará cenários para o Brasil contemplando os horizontes temporais de 2035, 2050 e 2100, com o intuito de identificar as possibilidade de futuro existente para o Brasil e indicar escolhas estratégicas.

Até o fim de 2015, será lançada a Plataforma Brasil 2100, um espaço de diálogo permanente entre a sociedade civil e estado, para a construção de cenários. A construção dos cenários vão considerar quatro dimensões: social, econômica, territorial e político-institucional.

Clique aqui e leia mais sobre o lançamento.

topo_livro_megatendecias_mundiais_2030
Clique no banner para acessar o PDF
Com informações da Assessoria de Comunicação.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado