Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram, recentemente, um aplicativo que permite a otimização de cálculos e ajuda na tomada de decisões sobre irrigação nas plantações. Chamado de Smartpivô, ele consegue medir o volume de água, o tempo de irrigação e a energia necessária para cobrir uma área.

O aplicativo foi fruto do trabalho de conclusão de curso de Luara Vieira, graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFMG. Sob a orientação de Flávio Gonçalves de Oliveira, professor do ICA, a estudante criou primeiro um software que, ao longo do tempo, acabou se tornando um aplicativo.

“Não existe nada no mercado desse tipo. Os softwares já existentes são disponibilizados por empresas revendedoras. Criamos então um software gratuito que permitisse esses cálculos. Depois, vimos que seria mais interessante criarmos um aplicativo, pois, assim, o profissional poderia acessá-lo no meio da lavoura utilizando apenas o celular”, explica o pesquisador.

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

Smartpivô faz o dimensionamento para equipamentos de irrigação do tipo pivô central, que são responsáveis pela irrigação automática de uma determinada área. Com o aplicativo, calcula-se a demanda energética e de água a partir das informações topográficas daquele local.

“Essa tecnologia, além de ajudar nas tomadas de decisões dos técnicos que trabalham no campo, ela contribui para a diminuição do desperdício de água, já que é possível saber a quantidade exata necessária para a irrigação”, pontua.

Aplicativo ajuda agricultores nas tomadas de decisão

INFORMATION

Disponível para download gratuito há mais de um mês, o aplicativo já foi baixado por mais de 100 usuários. “Ainda estamos vendo como ele está funcionando. A ideia é melhorá-lo a partir dos feedbacks que vamos receber. Também temos o projeto de lançar uma versão em língua inglesa para que ele possa ser usado em todo mundo“.

Os resultados da pesquisa que originou o Smartpivô foram  publicados na Irriga (Brazilian Journal of Irrigation and Drainage), revista científica especializada em irrigação.