“Praticar música é, também, saber escutar.

A partir deste princípio, a professora Helena Lopes da Silva, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto “Escutas mediadas e ampliadas: Um estudo para o desenvolvimento de propostas metodológicas para a educação musical no ensino médio e EJA”, usou o ambiente das escolas públicas para estimular a “arte de escutar os sons”.

Pesquisadora Helena Lopes da Silva - UFMG - Foto - William Araújo

Pesquisadora Helena Lopes da Silva – UFMG – Foto – William Araújo

A pesquisa integra a “linha de processos de formação, mediação e recepção do programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg)”. Conforme a pesquisadora, o gatilho do estudo se deu em aproveitar os sons e ensinar música sem salas apropriadas e instrumentos musicais, filtrando e compreendendo sonoridades caóticas para catalisar o aprendizado.

Para ajudar no desafio, o livro “O Ouvido Pensante”, do compositor Murray Schafer, que tem base na prática da escuta, foi usado na introdução aos conceitos musicais. O autor sintetiza na obra a importância de ouvir atentamente o mundo a sua volta, apreciar os sons, trabalhar o uso musical e modificar o ambiente, chamado por ele de paisagem sonora.

Helena menciona a dificuldade dessas escolas de Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (Eja) utilizarem a escuta mesmo em disciplinas diferentes. Desse modo, o trabalho com a música não fica remetido somente à esfera da prática instrumental e vocal, mas, crucialmente, à educação de saber escutar e aprender pela audição. “Escutar bem propicia ao aluno melhores absorções de conteúdo de diversas áreas, independentes da música”, disse.

O projeto possui várias etapas como conhecer o repertório de sons que envolvem esses jovens, ampliar este rol, mediar a escuta para ajuda-los a compreender o que são, por que são e como usar esses sons, melhorar o aprendizado, interpretação e aproximá-los de diferentes culturas. Tudo por meio de educar a escuta dos sons e músicas para ouvir com compreensão.