No mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) mostrou que o brasileiro ainda sabe pouco sobre o câncer. No último dia 24, a SBOC divulgou os resultados do estudo “Panorama sobre Conhecimento, Hábitos e Estilo de Vida dos Brasileiros em relação ao Câncer” o qual mostrou que apenas 26% da população brasileira dizem entender profundamente sobre o tema.

A SBOC entrevistou 1,5 mil pessoas nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal com o intuito de saber quais são os hábitos e o conhecimento da população em relação ao câncer. Em linhas gerais, o estudo revelou que há um certo índice de desinformação em relação aos fatores de risco da doença e aos tratamentos possíveis. Os resultados da pesquisa mostrou que 4 em cada 10 brasileiros acreditam ter conhecimento mediano sobre a doença, entretanto, somente 26% dos entrevistados responderam que dominam o assunto. Entre os tipos da doença mais lembrados pelos usuários estão os tumores de mama, próstata e pulmão.

O levantamento também mostrou que um em cada quatro brasileiros, 27%, não sabem identificar a relação entre câncer e sobrepeso; 26% não foram capazes de relacionar o câncer com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e 21% afirmaram que fumar de vez em quando não aumenta o risco de câncer.

Outro resultado preocupante da pesquisa foi em relação às possibilidades de cura: 80% dos entrevistados acreditam que o câncer pode ser curado, porém 67% dos brasileiros, ou seja dois terços da população, creem que as terapias alternativas são importantes para a cura da doença. Também 79% afirmaram acreditar na junção de tratamentos já existentes para superar a condição, e 78% citaram o poder da fé.

Por fim, a população brasileira também se mostrou preocupada com a doença, sendo que 41% dos entrevistados disseram temer o câncer. Contudo, 21% não faz nenhum tipo de exame preventivo. Todos os dados foram apresentados durante a abertura da da I Semana Brasileira de Oncologia, que está acontecendo nesta semana, no Rio de Janeiro.