No Colégio Padre Eustáquio, a pesquisa promove contato dos alunos com professores universitários desde o primeiro ano

A Iniciação à Pesquisa em Comunicação e Linguagens tem como objetivo instrumentalizar o aluno para refletir sobre as práticas sociais do uso da linguagem como forma de comunicação.

Implementada desde 2014 para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, o projeto insere 15 pesquisadores no campo da ciência, por meio de uma fundamentação teórica e técnica, além de aproximar o universo escolar da vida profissional, com visitas a espaços culturais e veículos de comunicação.

Na segunda fase, os integrantes escrevem um ensaio científico sobre um tema de interesse para ser avaliado por uma banca examinadora, composta por docentes da própria escola e professores universitários de instituições de ensino superior.

Sobre o orientador

Fabricio Miguez é licenciado em Letras e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo). Pela UFMG é pós-graduado em Língua Portuguesa e bacharelando em Letras (Edição de Texto). Em 2009, foi estudante intercambista na licenciatura em Ciências da Linguagem e no mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.