Programa estadual de empreendedorismo ensina pós-graduandos a “pescar”

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/84794974″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Antigamente era comum as pessoas dizerem que, “melhor que dar o peixe é ensinar a pescar”.

Montagem feita a partir do material de divulgação do Programa
Montagem feita a partir do material de divulgação do Programa

Pois é, com essa perspectiva de “mostrar o caminho das pedras”, mas justamente buscando fugir dos chavões e métodos prontos, o Governo de Minas, a FAPEMIG e o Sistema Mineiro de Inovação (Simi) já começam a se preparar para a realização da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação.

A entrevistada do Ondas da Ciência desta semana (OC0059) é Patrícia Pellegrino, do “Instituto Inovação”, entidade responsável pela efetiva realização da iniciativa.

Segundo ela, o programa quer desenvolver a cultura do empreendedorismo e da inovação no meio científico, como forma principalmente de difundi-la futuramente entre possíveis treinandos dos atuais pós-graduandos.

Para isso, o Instituto se vale da aplicação de uma metodologia própria, premiada, que consiste basicamente na realização de uma espécie de jogo ou torneio – ou Embate, como parece preferir a gestora de projetos.

Para selecionar as 9 instituições mineiras participantes foram considerados fatores tais como, número de cursos de pós-graduação, áreas do conhecimento envolvidas nesses cursos, região geográfica, participação e apoio ao programa de 2013. PUC e Fiocruz de Minas foram incluídas nesta edição.

O Ondas da Ciência é um programa de rádio dirigido a divulgar a ciência e tecnologia. Mande sua opinião ou sugestões de temas. Compartilhe.

Trilha sonora: Action Music.mp3; Exciting Trailer.mp3; Impending Boom.mp3; Shoji Meguro.mp3

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *